“Que os seus pesados não parem é a nossa prioridade. No entanto, há cuidados diários que devem ser tidos em conta para que este seja um trabalho conjunto”, começa por explicar a Civiparts.
Em nota oficial, empresa do Grupo Nors que opera na distribuição de peças de reposição para viaturas pesadas e autocarros, deixa “quatro recomendações” para o bom funcionamento de uma frota de veículos pesados (consultar quadro abaixo).
Mais sobre a Civiparts aqui.
A pressão dos pneus desempenha um papel importante na condução de cada motorista. Tal afeta, diretamente, a estabilidade do volante, o consumo de combustível e o desgaste em geral.
Definir propósito de cada veículo
Cada veículo da frota deve estar devidamente equipado para as tarefas que lhe são impostas. Aconselhamos que peça aos seus motoristas para verificarem o peso das cargas transportadas, pois ao excedê-lo regularmente, aumenta o risco de desgaste mais rápido dos veículos pesados.
Ter as peças dos veículos em bom estado é diminuir a probabilidade de ficar com os pesados parados. Promova a manutenção sempre que se mostrar necessário e vai ver que não é um gasto, mas sim um investimento.
Solicitar relatórios das viagens
A maior parte da vida útil dos pesados é passada na mão dos seus motoristas. Quem melhor do que eles para lhe comunicar qualquer alteração ou irregularidade que notem ao longo das viagens que fazem?