powered by

Baterias dos veículos elétricos da Nissan ganham nova vida

Marca nipónica já utiliza baterias usadas de veículos elétricos em outros meios de transporte. Uma forma inovadora de dar uma nova (e útil) existência a estes produtos.

A Nissan está já a desenvolver uma forma inovadora de combinar as tecnologias utilizadas, tanto nas viagens ferroviárias, como nos seus automóveis elétricos. Exemplo disso mesmo é o facto de a East Japan Railway Company (JR East), um dos principais operadores de caminhos-de-ferro do Japão, estar a testar baterias reutilizadas do modelo Nissan LEAF para operar os dispositivos de travessias ferroviárias.

As travessias ferroviárias são essenciais para a operação dos comboios e para a segurança rodoviária. As companhias ferroviárias instalam unidades de alimentação de emergência em cada travessia para garantir que funcionam corretamente em todos os momentos. Durante trabalhos de manutenção programados e falhas temporárias de energia. Atualmente, estas unidades de alimentação de emergência utilizam pilhas de ácido e chumbo.

A JR East começou a substituí-las por baterias de segunda vida do Nissan LEAF em 2021, com a primeira a ser instalada na passagem de nível de Atago, na Linha Jōban, que passa por Minamisoma, na província de Fukushima.

A bateria de iões de lítio do Nissan LEAF retém 60 a 80% da sua capacidade de armazenamento de eletricidade no final do seu ciclo de vida num automóvel. Assim, ao reutilizar-se as baterias usadas, é possível direcionar esta capacidade de energia restante para outro lugar, como baterias de substituição de outros automóveis ou baterias estacionárias.

Mais sobre a Nissan aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.Soc. Coercial C. SantosSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150Blueprint

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Atualidade