Em 2021, a indústria automóvel enfrentou muitos novos desafios. Desde logo, o número total de veículos construídos nas linhas de produção de todo o mundo, em 2020 e 2021, foi bastante menor do que nos anos anteriores.
Essa nova realidade refletiu-se no BASF Color Report 2021. “As cores acromáticas – branco, preto, cinza e prata – ainda são as mais populares. Têm uma beleza clássica e intemporal, bem como uma conexão com o meio ambiente e alta tecnologia. Mas algumas ‘fissuras’ estão a aparecer na sua ‘armadura’ à medida que novos espaços de cores surgem”, explica a empresa.
Conforme previsto pelos designers da BASF, já há alguns anos, “o azul está a ter o seu lugar ao sol”. E, também, o “vermelho está a crescer, conquistando quota no mercado das cores acromáticas em muitas partes do mundo. Mesmo que os números sejam menores, o verde e o bege ainda aparecem nos dados e as cores não são os tons típicos esperados”, adianta a BASF.
A participação das cores cromáticas na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) é, agora, superior a 27% (a maior percentagem da década) e continua a aumentar.
“O azul está a impulsionar a tendência entre as cromáticas. Existem, atualmente, quase 180 tons de azul, desde o celeste ao meia-noite, que são elegantes, frescos e jovens, aparecendo em todos os tipos de carroçaria, em todos os segmentos. O vermelho está em segundo lugar, muito atrás do azul, acompanhado por uma boa parte dos tons de verde”, pode ler-se no mesmo documento.
Para as cores acromáticas, “o branco ainda é o mais popular, mas o cinza continua muito presente”, diz a empresa. “O cinza dispõe de várias opções, com efeitos e texturas que multiplicam sua presença. Os 160 tons de cinza variam desde cores elegantes, escuras e brilhantes a tonalidades sólidas claras e desportivas”, refere o relatório.
“As cores projetadas para a EMEA utilizam posições de cores familiares, mas alteram-nas com a ajuda de novos efeitos, gradientes de cor subtis ou um comportamento de brilho específico. Fazem as cromáticas destacarem-se como expressões ousadas de individualidade e desportividade, ganhando popularidade a cada ano”, garante Mark Gutjahr, responsável de Design de Cores Automóveis da BASF para a EMEA.
Mais sobre a BASF aqui.