A SocAdvice, iniciativa da Soc. Com. C. Santos de curtos vídeos protagonizados por colaboradores da empresa com conselhos úteis de pós-venda, está prestes a cumprir um ano de existência.
Para assinalar a data, os vídeos contam com um novo grafismo, mas o mesmo objetivo de sempre: ajudar os automobilistas a aumentarem a segurança e longevidade das viaturas.
O mais recente vídeo (pode ser visto em baixo) é dedicado aos travões e é apresentado por Nuno Pinheiro, especialista de pós-venda do concessionário Mercedes-Benz e smart.
Embora em menor número do que em outros anos devido ao combate à pandemia, a quadra natalícia é um período de excelência para os portugueses se deslocarem nas estradas para se juntarem à família por alguns dias.
Nada melhor do que ter em atenção a segurança da viatura para que este período seja recordado apenas pelos melhores motivos.
Dificilmente haverá um componente tão importante para o funcionamento e segurança de um automóvel como o sistema de travagem. Graças a uma rede de mecanismos mecânicos, hidráulicos e eletrónicos, os automóveis podem parar no mais curto espaço possível, em segurança.
Os sistemas de segurança ativa e de apoio à condução (como, por exemplo, controlo de estabilidade, assistência ativa à travagem ativa e sistema de prevenção de colisão, entre outros) exigem muito dos componentes do sistema de travagem.
Ainda que a viatura alerte o utilizador para a necessidade de substituir as pastilhas de travão, existem outros componentes que requerem verificação sistemática e regular por um técnico.
Há, além disso, sinais de que devemos ir com a maior urgência à oficina, aos quais o condutor pode estar atento. Desde logo, uma luz avisadora no painel de instrumentos do automóvel.
Manutenção programada
Outros sinais são a firmeza do pedal do travão ser maior ou menor do que o habitual, a existência de ruídos estranhos no processo de travagem ou uma vibração no pedal de travão. Por fim, se a travagem do veículo deixar de ser uniforme e o carro tiver tendência a dar “guinadas”, é outro sinal de aviso.
O bom estado dos travões é fortemente influenciado pelo tipo de condução. Quanto mais defensiva e previdente for a condução, maior é a longevidade destes componentes.
Porém, independentemente do tipo de condutor, importa que seja feita a verificação periódica por uma especialista da oficina autorizada do sistema de óleo dos travões, bem como de pastilhas e discos.
Em cada revisão, os técnicos da oficina autorizada medem com rigor os componentes do sistema de travagem do automóvel, assegurando, assim, o seu funcionamento e eficácia.
Importância da manutenção
Os automóveis, como todos os bens utilizados no dia a dia, têm tanto melhor funcionamento quanto melhor for o seu uso e manutenção. Isso é sinónimo de maior tempo de vida útil, menos avarias, melhor desempenho ambiental e, mais importante de tudo, maiores níveis de segurança rodoviária.
O programa SocAdvice surge neste âmbito e propõe-se partilhar alguns conselhos úteis de pós-venda nas redes sociais da Soc. Com. C. Santos. Estas dicas são publicadas periodicamente nas plataformas digitais (Blog, YouTube, Facebook, Instagram e Twitter) em que o concessionário tem presença.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade