A Motul, especializada na formulação de lubrificantes para os setores automóvel e industrial, reafirma o seu compromisso com a inovação constante através do lançamento da nova gama 300V, coincidindo com o seu 50.˚ aniversário. O novo 300V, adequado para motores preparados e veículos de elevado rendimento, está dividido em três séries: Motul 300V Power, Motul 300V Competition e Motul 300V Le Mans.
O óleo 300V foi lançado em 1971 como o primeiro lubrificante 100% sintético da história, baseado na tecnologia Ester. Graças a estes 50 anos de inovação e revolução perpétua, “a Motul apresenta, agora, uma nova gama com uma formulação melhorada baseada na tecnologia ESTER Core, que não só continuará a levar as equipas de corrida ao próximo nível, como foi reformulada para ser compatível com as novas tecnologias dos motores e veículos desportivos modernos, sobrealimentados ou topos de gama”, sublinha a empresa.
Com este marco, o 300V torna-se, também, na mais vasta gama de óleos de corrida do mercado, oferecendo um total de 12 viscosidades para todos os tipos de motores e a taxa de diluição a que o combustível é exposto.
A equipa de I&D da Motul reviu a tecnologia ESTER Core para poder maximizar o seu rendimento tanto em termos de potência como de proteção do motor. “Desde a primeira formulação do 300V, concentrámo-nos em alcançar um rendimento superior aos padrões existentes”, começa por explicar Julien Plet, gestor de I&D da Motul e responsável por esta nova gama.
“É, por isso, que este lendário óleo tem evoluído constantemente ao longo dos anos. Para esta nova geração, a abordagem foi muito exigente: conseguir melhor rendimento, aumentar a fiabilidade e a elevar a compatibilidade”, acrescenta.
Além disso, grande parte dos esforços de investigação centraram-se no desenvolvimento sustentável e em encontrar soluções mais “amigas do ambiente”, como as bases orgânicas. A Motul integrou existências de base orgânica na nova gama de 300V sem comprometer o rendimento.
A nova formulação apresenta existências de base orgânica sintetizada que utilizam materiais renováveis não fósseis para limitar o impacto ambiental e permite à Motul reduzir a sua pegada de carbono durante o processo de fabrico.
O 300V cumpre, agora, também os requisitos dos motores mais recentes, sendo compatível com sistemas de tratamento de gases de escape, tais como filtros de partículas (tanto Diesel como gasolina), biocombustíveis (especialmente etanol) e oferece proteção LSPI.
A tecnologia ESTER Core apresenta uma polaridade otimizada para a máxima aderência da película de óleo de modo a assegurar máxima proteção, fiabilidade e capacidade de trabalho do motor, mesmo nas condições mais extremas.
A utilização da tecnologia ESTER Core permite ao lubrificante melhorar as suas propriedades para suportar temperaturas mais elevadas e fornecer uma limpeza superior, oferecendo mais horas de utilização e aumento do desempenho. A nova gama 300V oferece a máxima potência e binário a todas as rotações, condução suave e arranque fácil, baixo consumo de óleo, fiabilidade e conforto de condução.
O 300V está dividido em três séries (ver quadro abaixo) para satisfazer as necessidades de cada motor, seja a gasolina ou Diesel de corrida, aspirado, turbo ou sobrealimentado equipado com injeção (direta/indireta) ou carburadores.
300V Power
300V Competition
300V Le Mans
300V Power
Óleo com graus de viscosidade mais baixos (de OW-8 a 5W-30) para compensar a baixa diluição do combustível. Série recomendada para provas de qualificação e corridas curtas, que requerem maior potência em rotações elevada. Esta gama, devido aos seus graus de viscosidade baixos, é adequada para veículos híbridos.
300V Competition
Série de grau de viscosidade médio (OW-40 a 15W-50), ajuda a compensar a diluição média do combustível. É adequado para a maioria das aplicações de motores e é especialmente recomendado para ralis e corridas de GT, ou motores de corridas históricas (motores reconstruídos), que requerem elevado rendimento com proteção melhorada contra desgaste e quedas de pressão de óleo.
300V Le Mans
Proporciona a máxima fiabilidade do motor para competições intactas durante mais tempo e sob condições muito severas, tais como competições de resistência e drift.
“Desde o seu início, o 300V nunca deixou de evoluir. Uma revolução perpétua que nasce do compromisso da Motul com os verdadeiros amantes dos motores. O lançamento do novo 300V vai ainda mais longe, adaptando-se às mais recentes tecnologias dos novos motores. Além disso, esta nova gama representa um autêntico avanço ao consolidar-se como a mais ampla do mercado”, adianta a empresa.
“Ao longo dos seus 50 anos de história, o 300V fez parte de grandes marcos históricos nas corridas e acompanhou numerosas equipas de corrida até à meta nas corridas mais exigentes do mundo, como, por exemplo, a equipa Schnitzer Motul, que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1999, e alcançou a vitória nas 24 Horas de Nürburgring cinco vezes. Ou a equipa Mazda Motul TWR, que cruzou a meta em primeiro lugar nas 24h de Spa em julho de 1981”, recorda a Motul, em comunicado.
Mais sobre a Motul aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade