Valeo equipa novo Mercedes-Benz Classe S com LiDAR de segunda geração

Fabricante francês anuncia que o novo Mercedes-Benz Classe S, capaz de atingir o Nível 3 de automação, é o primeiro automóvel do mundo com sistema Valeo SCALA.

Com a ajuda do Valeo SCALA, o Mercedes-Benz S-Class será capaz de circular em modo automatizado em condições controladas, como na autoestrada e em tráfego intenso (atualmente possível até ao limite de 60 km/h).

Em modo automatizado condicionado, o veículo assume o controlo total da direção, o que significa que o condutor pode, temporariamente, desviar a sua atenção da estrada. Durante viagens em autoestrada, o modo automatizado dá ao condutor tempo para relaxar ou concentrar-se em outras tarefas que não a condução.

As atividades autorizadas incluem fazer chamadas telefónicas, navegar na web ou ler emails, tudo através do sistema de infoentretenimento. A automação de Nível 3 só pode ser alcançada utilizando a tecnologia LiDAR, combinada com uma série de sensores.

O sistema LiDAR de Valeo é o primeiro scanner laser produzido em série do mundo para equipar veículos já existentes no mercado e dar resposta às exigentes especificações do setor automóvel, principalmente em termos de fiabilidade.

Oferece capacidades de perceção únicas em várias situações e condições meteorológicas, examinando a área à frente do veículo 25 vezes por segundo. O dispositivo também combina uma deteção longo alcance de mais de 200 metros com um amplo campo de visão.

Mais de 150 mil unidades foram produzidas desde que esta tecnologia foi lançada, em 2017. O LiDAR de segunda geração e desempenho aprimorado da Valeo equipa o novo Mercedes-Benz Classe S, nesta que é uma estreia mundial.

O topo de gama alemã também será o primeiro automóvel do mundo a ser equipado com o sistema de limpeza LiDAR de nova geração da Valeo, que anuncia duas inovações. 

Check-up Media Valeo Mercedes-Benz S-Class interior

Primeira: o dispositivo oferece um recurso de degelo, que funciona aquecendo o bico telescópico que pulveriza o fluido de limpeza. Segunda: limpa a frente do LiDAR pulverizando uma cortina de líquido através de toda a sua superfície, em vez de pulverizar apenas a partir de um único ponto, como é o caso do bico tradicional. Projetado para ser construído no próprio sensor, a solução de limpeza da Valeo é invisível e não afeta a aparência do veículo.

Embora as tecnologias de assistência à condução da Valeo contribuam para a condução automatizada, também tornam a mobilidade mais segura. A Valeo é líder global nesta área, com as suas tecnologias integradas num em cada três veículos produzidos no mundo.

O seu portefólio inclui sensores ultrassónicos, câmaras, radares, o primeiro LiDAR de categoria automóvel do mercado e tecnologia inteligente relacionada: algoritmos e software para fusão de dados, mapeamento 360° da área circundante do veículo – que aponta a sua localização no mapa – e funções de segurança).

Mais sobre a Valeo aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SonaxWRX Wolfliquimoly_300x150_mexpomecanicaMerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional

Repintura