A relação entre a UFI Filters e a Fiat já é longa, mas acaba de entrar numa “nova era”, segundo expressão do fabricante, com os contornos da parceria com o Grupo Stellantis. Exemplo disso, é o facto de os módulos de filtros de óleo e gasóleo da marca italiana terem sido selecionados para o primeiro motor desenvolvido inteiramente pela Stellantis para equipar a nova geração do Fiat Ducato.
Quarenta anos depois de ter sido lançado pela primeira vez, este comercial histórico – um dos mais vendidos na Europa – está equipado com a terceira geração de motores Diesel Multijet 3 de 2,2 litros com arquitetura de potência H3, todos em conformidade com a norma Euro 6D.
Trata-se de “um motor totalmente novo que garante um consumo de combustível mais eficiente e menores níveis de emissão, com peso otimizado, ruído reduzido e longa vida útil”, segundo adianta a empresa, em comunicado. E acrescenta: “Esta excelente fiabilidade também é garantida pelas soluções de filtragem de óleo e gasóleo, bem como pelos sistemas de gestão térmica da UFI Filters”.
O módulo de alumínio, fundido a óleo, com permutador de calor, produzido pela UFI, conta no seu interior com um cartucho fabricado de acordo com a exclusiva FormulaUFI.Micron. Ou seja, filtro composto de fibras de vidro que dispõe de capacidade de filtração até mesmo para as menores partículas: Beta2 12 mícrones.
“O filtro da UFI oferece a melhor eficiência, reduzindo a presença de partículas no óleo devido ao atrito das peças do motor. O módulo conta ainda com válvula bypass, que permite a lubrificação dos componentes do motor em caso de arranque em temperaturas muito baixas, juntamente com válvula anti-dreno, que impede o escoamento do óleo para o cárter, garantindo a normalidade operação na altura que o motor for reiniciado”, refere o documento.
“Por fim, dispõe, também, de uma tampa de purga, que é utilizada durante as operações de serviço para garantir condições mais limpas para o operador”, explica a nota de imprensa.
O módulo de gasóleo da UFI Filters, que pode ser encontrado tanto no novo motor Diesel Multijet 3 de 2,2 litros quanto nas versões anteriores do Fiat Ducato com blocos DW10 e DW12 (2,0 e 2,2 litro,s respetivamente), inclui um meio filtrante produzido de acordo com a UFiExtreme, fórmula exclusiva, ou DFM (Deep Filtration Media UFI).
“Este material especial é personalizado para dar resposta às necessidades da aplicação específica, garante uma capacidade de filtração de 96% e a separação de água de mais de 93%, de acordo com o conceito inovador de coalescência, que consolida as partículas de água emulsionadas no combustível em gotas maiores que, então, caem para o fundo do tanque do filtro”, dá conta a marca italiana.
“O módulo é inteiramente feito de plástico reforçado para suportar elevadas pressões de funcionamento do combustível e é dotado de sensor elétrico com aquecedor para facilitar a ação nos meses de inverno, além de tampa de purga para escoamento da água filtrada do gasóleo”, conclui.
Mais sobre a UFI Filters aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade