O calendário da Pirelli costuma servir de ensaio estético para o ano que se avizinha. O ano passado, porém, foi cancelado devido à pandemia. Mas, em 2022, volta, em força, através da lente de Bryan Adams, que, temporariamente, pousou a guitarra para se dedicar à fotografia.
E com um reconhecido talento, não apenas da parte da Pirelli, mas de publicações como a Vogue, a Vanity Fair ou a GQ. Na edição deste ano, o famoso músico luso-canadiano, que, por azar, está abraços com a covid-19, afirmou querer fazer uma “homenagem à música”.
As palavras são suas, ainda antes de admitir ter “apanhado” o vírus e de se encontrar em isolamento. “Estou orgulhoso por ter sido o fotógrafo escolhido. Combinar fotografia e música para o ’The Cal’ é muito emocionante e, como é óbvio, contará com pessoas extraordinárias”.
Sob o nome “On The Road”, neste regresso à estrada o calendário retrata um dia na vida de um músico em digressão. São mais de 160 páginas e de 70 retratos, que resultaram de sessões realizadas em tempo recorde entre Los Angeles (Califórnia), Capri (Itália) e Canadá.
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No belíssimo Chateau Marmont, às portas do qual posou a cantora Rita Ora; no hotel italiano Scalinatella, onde a rapper Sweetie aparece no seu modo mais exuberante ou nos bastidores de ícones como Cher e Iggy Pop.
“Seria muito, muito difícil resumir tudo o que acontece na estrada em alguns dias. O que tentei foi representar alguns dos seus aspetos. Por exemplo, os músicos nunca veem realmente a frente do prédio onde vão atuar, veem a parte de trás, a porta do palco, os bastidores… vais da porta do palco até à porta do carro, e daí vais para a porta do hotel, da porta do comboio para a porta do autocarro… são um monte de portas, mas sempre a viajar”, diz Bryan Adams.
E continua: “Ser músico implica ter muitos momentos de reflexão, instantes em que estás sozinho contigo mesmo. Em digressão há muito glamour, mas tocas durante duas horas e sobram-te outras 22 de solidão”.
Na capa, está uma foto de St. Vincent com uma palheta na língua. Há, também, imagens de Jennifer Hudson, do rapper Bohan Phoenix e de Grimes. São 12 nomes sonantes da música vistos pela lente do autor do hit “Summer of ‘69’”, um para cada mês do ano.
https://www.youtube.com/watch?v=Rc8vJDOKD0I&t=1s
Desde o seu lançamento, em 1964, a produção do “The Cal” (como é conhecido em todo o mundo o famoso calendário da Pirelli) foi interrompida apenas em duas ocasiões, no ano de 1967 e entre 1975 e 1983.
A edição de 2021 também não viu a luz do dia, consequência dos efeitos devastadores causados pela covid-19. Em 2022, na 48.ª edição, o calendário celebra os 150 anos da Pirelli.
“Eu conheço e aprecio o Bryan há anos. Achamos que a sua ideia de unir o mundo da música ao da estrada e das viagens seria perfeita para um calendário que está de regresso num momento em que procuramos voltar, gradualmente, à normalidade após a pandemia”, afirma Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli.
“Este calendário vai marcar os meses de um ano, 2022, que é particularmente importante para nós, pois é o ano em que a Pirelli celebra o 150.˚ aniversário”, acrescenta.
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