Portugal acolhe, entre hoje (24 de novembro) e sexta-feira (26 de novembro), o Fórum Europeu para a Redução de Riscos de Catástrofes (EFDRR). Realizado de dois em dois anos, este evento acontece em 2021 na cidade de Matosinhos, com a Soc. Com. C. Santos a ter honras de “Viatura Oficial”. Entre os seis veículos cedidos pelo concessionário Mercedes-Benz e smart, está um modelo 100% elétrico.
O EFDRR 2021 reúne um total de 55 países para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas. Tem um formato misto, contando com mais de 1.100 conferencistas a participarem de forma remota e cerca de 200 pessoas presencialmente em Portugal, entre as quais o comissário europeu para Assuntos Humanitários e Gestão de Crises, Janez Lenarčič.
Além das comitivas internacionais, estão, também, representadas as cerca de 40 cidades portuguesas que fazem parte da Plataforma para a Gestão de Riscos e Catástrofes (as chamadas Cidades Resilientes).
Este fórum realiza-se na Câmara Municipal da Matosinhos – que é o parceiro operacional da iniciativa – sendo organizado pela Delegação Regional para a Europa e Ásia Central do UNDRR (Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes), do Governo português (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), da Comissão Europeia e do Conselho da Europa.
A pandemia de covid-19 é o maior desafio das últimas décadas. Milhões de vidas foram perdidas e muitas outras afetadas pelo enorme impacto económico e social. A esta batalha, juntam-se catástrofes climáticas e ambientais ao longo do verão de 2021. O número de catástrofes está a aumentar na Europa, muitas delas potenciadas pelos impactos das alterações climáticas.
“A Soc. Com. C. Santos cedeu seis viaturas para o EFDRR, três Mercedes-Benz Classe C Limousine, duas Vito Tourer e uma eVito Tourer. Esta última é a versão 100% elétrica do modelo de transporte de passageiros da Mercedes-Benz Vans. Com uma potência de 150 kW (204 cv) e uma autonomia combinada de 358 km, oferece a mesma capacidade de carga da variante equivalente com motor de combustão, mas sem emissões locais”, adianta a empresa.
No âmbito da iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz está a avançar no processo de transformação para a neutralidade carbónica com um pacote de medidas implementadas em toda a sua cadeia de valor.
No que ao produto diz respeito, a marca trabalha no sentido de oferecer um portefólio de novos modelos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos. Já em 2030, pretende que mais de 50% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos seja modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas (100% elétricos e híbridos plug-in).
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade