Em cooperação com a Freudenberg, a Flixbus e a ONG climática Atmosfair, a ZF está a participar num projeto de tecnologia de células a combustível. O objetivo do “HyFleet” é projetar e testar um autocarro movido, exclusivamente, a eletricidade. O projeto tem uma duração prevista de três anos e visa identificar importantes descobertas para o projeto ideal de células de combustível em autocarros.
“O amplo portefólio de tecnologia da ZF e o conhecimento em transmissão eletrificada, bem como os sistemas associados, já estão a facilitar a transição dos fabricantes de veículos para a mobilidade elétrica. No futuro, a célula de combustível vai desempenhar um papel importante na mobilidade elétrica para veículos comerciais pesados devido à sua autonomia e tempos de reabastecimento rápidos”, afirma Wilhelm Rehm, membro do Conselho de Administração da ZF responsável por Veículos Comerciais, Tecnologia e Sistemas de Controlo.
“Sempre procurámos a eletrificação com uma abordagem de mente aberta para a tecnologia – o fuel cell também tem vindo a desempenhar um papel importante como solução motriz desde o início”, acrescenta.
Já Claus Möhlenkamp, CEO da Freudenberg Sealing Technologies, assegura que “a Freudenberg contribuirá para o projeto com as suas décadas de experiência na área das fuel cells ao nível de componentes e sistema. Queremos desenvolver, de forma significativa, a durabilidade e eficiência da tecnologia, para, assim, definir padrões do custo total de propriedade”.
O estudo de viabilidade tornará mais fácil no futuro projetar, de forma otimizada, cadeias cinemáticas de célula de combustível para veículos comerciais pesados. Tal envolve o respetivo dimensionamento da bateria e da célula de combustível, bem como o conceito de refrigeração e os picos de carga do sistema a considerar durante a operação.
Neste contexto, a ZF está a contribuir com a sua experiência para a condução de um veículo comercial puramente elétrico – incluindo eletrónica de potência e controlo baseado em software de todos os consumidores de energia.
O consórcio, que também beneficia do know-how do Grupo ZF em vários projetos de série na área da mobilidade elétrica para veículos comerciais, é gerido pela Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems GmbH, subsidiária da Freudenberg Sealing Technologies, em estreita colaboração com o fornecedor de mobilidade Flixbus e com a organização de defesa do clima Atmosfair.
Mais sobre a ZF aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





