powered by

Financiamento automóvel especializado recupera

ALF revela que o financiamento especializado automóvel cresceu este ano, mas que os valores ainda estão aquém dos registados antes da pandemia.

O financiamento especializado está a conseguir superar a forte contração da economia, com recuperação generalizada no acumulado dos três trimestres de 2021.

Os dados revelados pela Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting (ALF) face ao período de janeiro a setembro evidenciam uma recuperação nos três setores representados pela associação.

Segundo a ALF, o leasing (locação financeira) espelha, igualmente, o melhor desempenho económico, com investimentos financiados no valor de 1,77 mil milhões de euros, mais 6,5% do que no período homólogo de 2020.

O leasing mobiliário “registou 1,26 mil milhões de euros nos três trimestres de 2021, representando ganhos de 8% face a valores de janeiro a setembro de 2020”, diz. “Contudo, registe-se, na comparação com o período homólogo de 2019, o leasing apresenta uma quebra de 24,2% nos investimentos. O leasing mobiliário desagregou-se em 858 milhões de euros aplicados em viaturas ligeiras e pesadas e 404 milhões de euros em financiamento a equipamentos”, sublinha a associação.

“O renting”, por sua vez, “com uma produção de 17.561 viaturas ligeiras, regista um decréscimo de 10,9%, com o valor dos novos contratos a alcançar os 404,2 milhões de euros”.

Mais: “As viaturas ligeiras de passageiros totalizaram as 14.714 unidades, menos 1.235 do que no período homólogo, enquanto as viaturas comerciais totalizaram 2.847, menos 903 unidades do que em 2020”.

Apesar da redução na produção nova, a frota total gerida pelas rentings aumentou 0,4%, totalizando 119.587 viaturas ligeiras, com um valor contabilístico de 1,92 mil milhões de euros. A ligeira expansão das frotas geridas em renting traduz, parcialmente, o prolongamento dos contratos existentes como forma de apoio aos clientes.

Luís Augusto, presidente da ALF, considera que “o financiamento especializado tem conseguido dar um apoio sustentado às empresas e famílias nesta fase pandémica, embora se registem ainda alguns indicadores inferiores ao esperado”.

E frisa que, “com o crescimento da economia previsto para 2022 e a ambicionada implementação dos fundos europeus, as associadas da ALF estão preparadas para reforçar a sua intervenção na economia nacional, assistindo as empresas na descarbonização das suas frotas, no investimento em infraestruturas e equipamentos, no apoio à produção e internacionalização, e na gestão da sua tesouraria”.

De acordo com o responsável, “o leasing, o factoring e o renting são todos produtos que acompanham, de perto, os ativos subjacentes, pelo que, para além das suas características, são produtos por excelência para dar resposta a algumas preocupações levantadas com a correta aplicação dos fundos comunitários para os fins a que se destinam”.

Mais sobre a ALF aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MF Pinto Import. export peças, S.A.MGMliquimoly_300x150_mkroftoolsSoc. Coercial C. SantosChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Pneus