bilstein group inaugurou centro logístico na Alemanha

Novo centro logístico do fornecedor e fabricante líder mundial de peças sobressalentes para veículos ligeiros e pesados tem cerca de 45.000 m2 e dispõe de uma logística altamente automatizada.

Em 2017, o bilstein group já havia adquirido um terreno com cerca de 200.000 m2 em Gelsenkirchen, na Alemanha. Em mais duas etapas de construção, a área logística pode ainda ser duplicada.

A presidente da câmara da cidade, Karin Welge, procedeu à inauguração do centro de logística em Gelsenkirchen, na companhia dos diretores-gerais do grupo, Jan Siekermann e Karsten Schüßler-Bilstein, na passada quarta-feira, dia 27 de outubro, dois anos após o início da construção. O edifício é a segunda maior localização logística do bilstein group na Alemanha.

O novo centro logístico do fornecedor e fabricante líder mundial de peças sobressalentes para veículos ligeiros e pesados tem cerca de 45.000 m2 e dispõe de uma logística altamente automatizada.

Isto não apenas possibilita um elevado volume de expedição, como, também, um maior armazenamento e processamento da entrada de mercadorias no mesmo espaço comparativamente a um armazém convencional. A partir daqui, o bilstein group enviará componentes para veículos ligeiros e pesados para todo o mundo, a partir de meados de 2022.

Até ao início da próxima primavera, o software de logística automatizado será configurado e testado. Até lá, cerca de 200 novas pessoas deverão ser contratadas – desde colaboradores de logística a especialistas em IT, passando por engenheiros mecatrónicos. No final do próximo ano, este número poderá subir para 400.

“O início das operações do bilstein group criará importantes postos de trabalho nesta zona, que serão, novamente, duplicados no futuro. Sendo uma das maiores construções dos últimos anos, damos as calorosas boas-vindas ao bilstein group”, afirmou a presidente da câmara de Gelsenkirchen, Karin Welge.

“Tendo em conta o âmbito do projeto – cerca de 120 milhões de euros, o maior investimento individual na história da nossa empresa – e os inúmeros desafios, sobretudo devido à pandemia, estou particularmente satisfeito pela conclusão das obras dentro da data estipulada. Agora, mal podemos esperar para que este centro esteja em funcionamento”, salientou o diretor-geral do grupo, Jan Siekermann.

O centro logístico não é apenas atual em termos técnicos, como é ainda especial em termos de sustentabilidade: o edifício requer menos 45% da energia face a um edifício equivalente. Além disso, foi instalado um sistema fotovoltaico de, aproximadamente, 6.000 m2 e cerca de 15.000 m2 de telhado verde.

“O conceito de logística também nos ajuda a gerir o processamento e distribuição das nossas peças com a maior eficiência energética possível”, assegurou Jan Siekermann.

Mais sobre o bilstein group aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Wolf

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Lubrificantes