A Dolz fabrica bombas de água para veículos de passageiros e comerciais há quase 90 anos. “Como um dos poucos fabricantes no mundo que integra fundição sob pressão, usinagem e montagem de alumínio fundido na sua fábrica, a Dolz garante um controlo total sobre o processo de produção. Algo que, aliado aos contínuos investimentos em qualidade e inovação, tem sido um dos pontos-chave para a criação de um diferencial competitivo único no mercado”, explica a empresa.
Inspirada no modelo Indústria 4.0, que adapta tecnologias revolucionárias, o fabricante espanhol explica, agora, as cinco etapas essenciais na produção das suas bombas de água.
Mais sobre a Dolz aqui.
O processo de produção na fábrica permite uma fase de fundição ativa de 24 horas. Um dos seus principais pontos de diferenciação em relação a outros fabricantes de peças para automóveis? A Dolz é das poucas que integra o processo de fundição nas suas próprias instalações.
“Nesta primeira etapa, é onde ocorre a própria fundição do alumínio necessário à fabricação e que, posteriormente, é injetado nos moldes. O sistema de fundição de alumínio permite que a nossa capacidade de produção dê resposta às necessidades internas de fabrico, que ultrapassa 15 mil peças por dia”, diz.
“O nosso modelo de produção interno permite flexibilidade, resposta rápida às necessidades do cliente, controlo de qualidade sofisticado e meticuloso e consequente economia de custos, que nos permite investir ainda mais em pesquisa e inovação”, explica a Dolz.
O processo de injeção na Dolz é 100% automatizado e robótico, permitindo eliminar, com precisão e eficácia, os riscos decorrentes da qualidade do produto final.
“O alumínio é injetado nos moldes para a obtenção do ferro fundido bruto, ou seja, o invólucro da bomba de água, produzindo até 100 mil peças, por semana, na nossa unidade de produção em Espanha. O equipamento utilizado permite que a etapa de injeção seja muito mais sustentável, sendo totalmente eficiente e reduzindo a quantidade de resíduos, ao mesmo tempo que permite a reciclagem do próprio material”, adianta a empresa.
Este processo conta com mecanismos de robotização altamente eficientes e equipamentos de precisão que garantem o cumprimento dos padrões OEM em todos os componentes.
“Com um período de funcionamento ininterrupto, ou seja, 24 horas por dia, este processo permite maior flexibilidade e agilidade para responder às crescentes necessidades específicas e individualizadas”, sublinha o fabricante.
O processo de montagem também dispõe de linhas automatizadas para maximizar a eficiência, em série, com mais de três mil peças, e conta, também, com grande capacidade, podendo produzir até 100 mil peças por semana.
“O controlo de qualidade é essencial para os padrões resultantes das bombas de água. Esse processo garante o correto aperto na montagem de cada componente, com prensas automáticas instaladas para controlar com precisão a pressão durante a montagem. Da mesma forma, funciona o controlo de estanquidade de todas as bombas de água produzidas pela Dolz, através de uma máquina calibrada automaticamente, que se encarrega de detetar possíveis fugas”, explica a mesma fonte.
Com mais de meio milhão de bombas de água em stock, uma gestão eficiente do mesmo é necessária para reduzir os custos de produção e garantir tempos de entrega reduzidos nos pedidos recebidos.
“Com a seleção em dois estágios, todas as peças dispõem de identificação por radiofrequência (RFID). A gestão de stock automatizada garante uma entrega eficiente em toda a Europa, com grandes centros de logística em Espanha, Polónia, México, Argentina e China”, assegura.
“A flexibilidade também está no centro da gestão de stock da Dolz, que tem capacidade de personalizar produtos acabados para responder às necessidades individuais do cliente”, reforça a Dolz.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade