Más vibrações? Com a febi não existem

O estudo da Vibração, Ruído e Conforto (VRC) é, hoje, considerado uma tecnologia. Os fabricantes de veículos esforçam-se para melhorar os seus produtos recorrendo a isolantes e a medidas preventivas de vibração para reduzir as características de VRC.

Mas o que são essas características exatamente? O Ruído é definido como um som desagradável ou disruptivo que causa algum tipo de perturbação, como o barulho de um rolamento danificado. A Vibração é definida como um indesejado e repetitivo movimento de um objeto, como um pneu descalibrado que causa oscilações no volante quando se conduz a determinadas velocidades.

O Conforto é mais difícil de definir, pois é muito subjetivo. No entanto, pode ser definido como a ausência de uma sensação súbita e agressiva, como, por exemplo, a resposta da suspensão ao embater com um buraco. A maior fonte de ruído e vibração nos veículos está no conjunto motriz devido aos elementos rotativos, ciclos de combustão e variação da velocidade durante a condução.

Estes sintomas são ampliados nos veículos equipados com motores que dispõem de tecnologia Start & Stop, desativação de cilindros e taxas de compressão elevadas. Os elementos que transmitem as vibrações ao chassis são os apoios do motor, da transmissão, os suportes dos tubos de combustível, de escape, de ar condicionado ou até mesmo os embelezamentos no interior do veículo.

Saiba tudo aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MewaWRX Wolfliquimoly_300x150_mexpomecanicaMerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Internacional