O mercado automóvel enfrenta novos desafios. A pandemia e as restrições inerentes mudaram, drasticamente, o setor, que se viu obrigado a reinventar-se para fazer face ao encerramento dos concessionários.
Nesse sentido, a “digitalização e os serviços de vídeo posicionaram-se como ferramentas essenciais para que as empresas deste setor continuassem no ativo. As soluções de vídeo da CitNOW – empresa pioneira no desenvolvimento de tecnologia de vídeo para o setor automóvel – assumem, por isso, uma importância acrescida neste contexto, sobretudo pelas mais-valias que apresentam, nomeadamente no que se refere ao mercado dos usados, assim como nos serviços de pós-venda”, explica a empresa, em comunicado oficial.
“No desafiante contexto em que o mundo automóvel se encontra, refira-se que o mercado de usados é aquele que mais tem crescido. Com a pandemia, o setor assiste, agora, à falta de semicondutores, o que tem interferido, negativamente, na produção de automóveis”, acrescenta.
“O mercado tem, hoje, falta de stock de carros novos – em alguns modelos –, perspetivando-se que a produção leve cerca de três a seis meses a ser regularizada face à procura. Para se ter uma ideia da quebra registada, a estrutura humana dos concessionários encontrava-se dimensionada para 147 mil automóveis ligeiros novos no primeiro semestre de 2019, número que reduziu 35% durante o mesmo período de 2021”, afirma.
E frisa: “Nos primeiros quatro meses deste ano, foram vendidos 96.754 automóveis. Já no que se refere ao serviço de pós-venda, as oficinas de marca avançam com perdas de cerca de 10 a 20%, no mesmo período. Além do menor número de entrada, também a faturação média por carro baixou”.
Sabia que…
a CitNOW foi fundada há 10 anos para responder a um desafio: permitir às pessoas ver os veículos sem visitar um salão de exposição de automóveis?
Os números registados em 2021 mostram que, com a falta de carros novos, o mercado dos usados irá valorizar, sendo que os smart videos se posicionam como uma solução inovadora e que permitirá valorizar este mercado em que cada carro é único.
Ricardo Carvalho, country manager da CitNOW em Portugal, acredita que “o vídeo é já o suporte mais utilizado e valorizado pelos clientes do setor automóvel e a esmagadora maioria dos consumidores estuda a opção de compra de um veículo através da consulta de vídeos, antes mesmo de realizar uma visita a um concessionário, sendo que, quando contacta o concessionário, valoriza o vídeo nominal, o que responde às suas questões e lhe permite progredir no ciclo de compra”.
E vai mais longe: “Este novo comportamento, aliado ao uso intensivo de smartphones, da Internet e, mais recentemente, aos períodos de confinamento, provocou uma mudança na indústria automóvel e um crescimento exponencial do vídeo integrado nos processos de venda, reparação e pós-venda”.
Ricardo Carvalho alerta ainda que, “com o processo gradual de desconfinamento, os concessionários mostram um desinvestimento na estratégia digital, o que poderá representar um perigo, uma vez que o mercado não voltará a ser o que era”.
Mais: “Os clientes irão procurar e privilegiar as empresas que disponibilizem, cada vez mais, soluções digitais e ferramentas que lhes permitem manter o contacto mesmo numa eventual nova paralisação. As empresas que sigam, por isso, o caminho da digitalização e se reinventem, destacar-se-ão, cada vez mais, das demais. Não tenho dúvidas”, conclui.
Mais sobre a CitNOW aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





