Restauro de Ford GT40 em alumínio demora 15 anos

Modelo icónico de 1966, que correu em Le Mans com as cores da Alan Mann Racing, é um de dois Ford GT40 Lightweight com carroçaria em alumínio.

15 anos. Foi o tempo necessário para restaurar um dos mais raros e emblemáticos modelos norte-americanos: o Ford GT40 Lightweight. Uma tentação para os colecionadores mundiais, uma vez que se trata de um dos dois únicos GT40 fabricados com carroçaria em alumínio e que constará da lista de modelos históricos de competição leiloados, em agosto, em Pebble Beach. O preço estimado compensa a década e meia de restauro para ficar como novo: 7,5 milhões de euros!

Com a decoração vermelha e dourada da Alan Mann, equipa privada do Reino Unido, que foi uma de apenas três equipas em que a Ford confiou para o desenvolvimento dos GT40 de pista, com inúmeras adaptações ao carro de fábrica, incluindo a utilização de folhas de alumínio em substituição dos painéis originais em fibra de vidro, tem um motor V8 associado a uma caixa ZF de cinco velocidades.

https://www.youtube.com/watch?v=RRwuL_hWTnc&t=8s

O modelo chegou à linha de partida das 12 Horas de Sebring em 1966, mas foi obrigado a abandonar devido a problemas na embraiagem. Nesse mesmo ano, voltou aos testes em Le Mans, mas não participou na prova por decisão da oval azul, que mais tarde viria a vender o carro à Holman-Moody.

O Ford GT40 com número de chassis P/1085 chega a hasta pública pelas mãos dos especialistas da Gooding & Co., após restauro pela reputada oficina de Bob Ash.

Mais sobre a Ford aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MewaMGMSWAG_300x150Gteam GoncalteamVicautoWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Pesados

Atualidade