Existem alarmes automóveis para todos os gostos. Mas estes nem sempre são eficazes, nas grandes cidades, onde os veículos ficam estacionados na via pública, durante a noite.
Porquê? Porque os donos nem sempre ouvem o alarme a tocar ou porque, mesmo quando o conseguem ouvir, não raras vezes, ignoram por não acreditar que seja o seu automóvel a ser roubado.
A pensar neste problema, a Ford criou um inovador sistema de segurança conectado ao smartphone, o SecuriAlert (ex-Guard Mode), disponível, pela primeira vez, para proprietários de automóveis da marca.
Quando ativado, o SecuriAlert “envia uma notificação para o smartphone do proprietário do veículo, caso identifique alguma atividade no mesmo, incluindo tentativas de abertura de portas ou de acesso com uma chave. Deste modo, os clientes terão uma maior paz de espírito quando os seus automóveis estiverem fora dos seus campos de visão ou do alcance auditivo”, explica a Ford.
O dono do veículo ativa o SecuriAlert quando está afastado do seu automóvel. Função que pode ser rápida e facilmente ligada e desligada: “ativado” ou “desativado”, através da aplicação FordPass para smartphones.
O sistema recorre aos sensores do automóvel para identificar se está a ser feita alguma tentativa de entrada forçada. Através do modem FordPass Connect instalado a bordo, o veículo envia, de imediato, uma notificação tipo push para o smartphone do proprietário caso detete qualquer atividade que envolva o veículo.
Ainda por via do smartphone, a app FordPass indica o tempo e o motivo de qualquer alarme SecuriAlert que tenha sido gerado, bem como a última localização conhecida do veículo.
No caso de uma tentativa de acesso com uma chave – ação que, normalmente, não ativaria um alarme convencional de automóvel – o SecuriAlert envia um alerta. Cuidado útil para identificar tentativas de acesso ao veículo com chaves clonadas ou roubadas.
Ao chegar ao veículo, o proprietário tem apenas de desativar o SecuriAlert através da app FordPass.
Mais sobre a Ford aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





