A tecnologia Run Flat, da Pirelli, comemora 20 anos de vida. Duas décadas sempre a evoluir, desde que se deu a conhecer, no Campeonato Mundial de Ralis, até aos atuais, onde a sustentabilidade assumiu o protagonismo.
Desde a criação desta tecnologia, a Pirelli desenvolveu já mais de 1.000 versões diferentes desses pneus Run Flat, produzindo mais de 70 milhões de unidades.
“As primeiras aventuras desta tecnologia surgiram justamente no mundo dos ralis, local perfeito para o seu desenvolvimento, já que os furos são comuns e decisivos. Assim, a Pirelli criou pneus com um reforço estrutural especial que permitia continuar a rodar com a roda ‘achatada’, permitindo que a prova fosse concluída sem o piloto ter de parar para trocar os pneus”, recorda o fabricante em nota oficial.
“Essa boa ideia para evitar perder tempo nas competições depressa chegou ao condutor do dia a dia, com o objetivo de melhorar o conforto e a segurança ao volante, oferecendo a grande vantagem de poder viajar até 80 km com o pneu furado ou sem pressão a velocidades de até 80 km/h, permitindo-lhe chegar à oficina mais próxima sem problemas”, continua a mesma fonte.
“Algo que é conseguido graças à presença de reforços especiais na parte interna das paredes laterais, que permitem suportar as cargas laterais e transversais do veículo quando não há pressão na roda”, acrescenta ainda o fabricante.
Com o tempo, a Pirelli continuou a apurar a “receita” e os respetivos processos e materiais, de modo a melhorar ainda mais a tecnologia. Hoje, foca-se ainda em aspetos como a resistência ao rolamento para reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes.
“Nos últimos anos, a Pirelli também se concentrou nos modelos elétricos, que, pelas suas características, por terem grandes baterias onde, normalmente, havia espaço para uma roda sobressalente, agora contam, muitas vezes, com rodas planas para evitar que um furo os deixe ‘fora de jogo’. Isto, associado a um papel cada vez maior da mobilidade elétrica e da condução autónoma, fará com que a tecnologia Run Flat continue a ganhar força no futuro”, garante a Pirelli em comunicado.
“Atualmente, a Pirelli oferece esta solução para um grande número de fabricantes, incluindo Audi, BMW, Mercedes-Benz ou Alfa Romeo. No total, mais de 50 modelos foram homologados com esta tecnologia, que pode ser combinada com outras, como Pirelli Elect ou PNCS, focadas na mobilidade elétrica e na redução do ruído de rolamento respetivamente”, remata a Pirelli.
Mais sobre a Pirelli aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade