Os sistemas de gestão de energia (EMS) controlam todo o seu fluxo num veículo comercial eletrificado. Com a nova solução de software EMS, a ZF apresenta uma proposta “atraente” para o mercado de veículos comerciais.
“O ZF EMS pode controlar todas as unidades auxiliares, como compressores de ar, bombas de direção e geradores térmicos, bem como coordenar os requisitos de energia da linha de transmissão. Esta abordagem integrada pode ajudar a tornar os veículos comerciais movidos a eletricidade mais eficientes: o consumo de energia por quilómetro pode ser reduzido, permitindo um maior alcance e uma influência potencialmente positiva na vida útil da bateria”, explica a ZF, em comunicado oficial.
“Além disso”, acrescenta, “existem outras vantagens para a manutenção, diagnóstico e custos reduzidos com a bateria”. Quais? “A ZF oferece o EMS como um complemento para sistemas de add-on elétrico de veículos comerciais já em produção de série”.
“Só uma abordagem integrada torna possível aumentar, ainda mais, a eficiência dos veículos elétricos”, explica Winfried Gründler, responsável pela mobilidade elétrica na Divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF. “Isso ilustra a importância estratégica que a experiência em software tem para o nosso grupo: Mobilidade de Próxima Geração”, acrescenta.
Nesse contexto, ao utilizar outras funções ZF reconhecidas, como ePreVision, o fabricante consegue tornar o sistema “ainda mais poderoso”, segundo as palavras do responsável.
“Graças à função ePreVision, o software leva em consideração o perfil topográfico da rota para coordenar as necessidades de energia dos consumíveis”, explica.
“Por exemplo, durante longas descidas previsíveis, o compressor pode operar com energia elétrica recuperada. O EMS também pode assumir a gestão da carga no depósito, onde há vantagens nas funções preditivas”, diz.
“Temos como alvo os fabricantes de camiões, que não conseguem desenvolver os seus próprios EMS ou que querem usá-los de forma diferente”, diz Gründler. Mas não só. “Proprietários de frotas e autoridades de transporte também beneficiam quando um parceiro assume a responsabilidade pela gestão da energia de um veículo”, sublinha ainda a mesma fonte.
Mais sobre a ZF aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





