“O filtro desumidificador é um componente importante e, muitas vezes, esquecido na manutenção do sistema de ar condicionado do veículo”, avisa a RPL Clima.
Segundo a empresa de Vilamoura, este componente “tem como função passar ao estado líquido o que não é condensado, reter a humidade existente no sistema de refrigeração e filtrar as impurezas geradas pelo compressor”.
E adianta: “Sempre que o circuito é aberto e exposto ao ar, deve substituir-se o filtro, pois o mesmo absorveu humidade do exterior e, desta forma, pode ficar saturado e permitir que a humidade circule pelo sistema, o que, inevitavelmente, acabará por danificar outros componentes do sistema de ar condicionado”.
https://www.youtube.com/watch?v=vmYLb2PXf1w
“O departamento de garantias da RPL Clima recebe muitos compressores totalmente contaminados por falta de eficiência do filtro. Nestas situações, deve substituir-se o compressor, o filtro, o condensador e limpar o circuito, o que implica reparações dispendiosas”, acrescenta ainda fonte da empresa especialista em climatização automóvel e frio de transporte ao Check-up.
Quando deverá substituir-se, então, o filtro desumidificador? De acordo com a RPL Clima, “embora não haja uma periodicidade definida, devem equacionar-se as seguintes situações: limpeza do circuito; manutenção do sistema; avaria e substituição do compressor ou condensador”.
Mais sobre a RPL Clima aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade