A mola de lâminas consiste num conjunto de lâminas (ou folhas) em aço arqueadas que têm um perfil plano. Muito utilizada nos automóveis antigos, hoje continua a ser uma solução que equipa os modelos pick-up e veículos pesados. A mola de lâminas faz parte do sistema de suspensão, podendo ser utilizada nas rígidas ou pneumáticas e está apta a ser instalada no eixo dianteiro ou traseiro.
A mola de lâminas da DT Spare Parts é composta por várias “camadas” e o seu efeito de amortecimento é produzido por via da fricção nos amortecedores, sendo fixada através de parafusos centrais, colar de fixação de mola e placas de base com dobradiças. Vem substituir a dos Mercedes-Benz Actros, Antos, Arocs, Axor, Atego e Econic.
Sabia que…
a marca DT Spare Parts dispõe de uma gama completa de produtos, com cerca de 40.000 peças de reposição e acessórios com garantia de qualidade e oferta integral de serviços?
E como sempre acontece nos “retratos” de produto da DT Spare Parts, a Diesel Technic deixa vários conselhos. Primeiro: Antes de o veículo ser elevado, acionar o travão de estacionamento, de modo a que a operação seja realizada com total segurança. Nunca se deve trabalhar debaixo de um veículo que esteja apenas assente em cima de um macaco. Devem utilizar-se suportes, como, por exemplo, cavaletes de ferro.
Segundo: utilizar parafusos novos e porcas novas, limpando as superfícies de contacto. Terceiro: substituir as abraçadeiras em “U”, os sinoblocos e, quando aplicável, as peças de suspensão apropriadas. Quarto: utilizar graxa de acordo com as instruções de lubrificação fornecidas pelo fabricante do veículo.
Mais sobre a Diesel Technic aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade