Descarbonização não é palavrão. Antes uma forma de ação. E a Valeo já começou, em 2010, a sua caminhada rumo a esse destino. Tudo para combater as alterações climáticas, fruto do aquecimento global provocado pelos Gases com Efeito de Estufa (GEE).
Jacques Aschenbroich, presidente e CEO da Valeo, lidera esta missão. “Toda a indústria automóvel está a investir imenso para combater o aquecimento global. Na Valeo, a redução das emissões de CO2 tem sido o tema central na nossa estratégia desde 2010”, afirmou.
Acrescentando que “as vendas geradas a partir de tecnologias que ajudam a reduzir as emissões de CO2 cresceram 20 vezes, para cerca de 10 mil milhões de euros em 2021. Continuaremos a desenvolver esforços com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica em 2050 e atingir quase metade dessa meta em 2030”.
Sabia que…
como empresa de tecnologia, a Valeo propõe produtos e sistemas inovadores que contribuem para a redução das emissões de CO2 e para o desenvolvimento de uma condução intuitiva?
Até 2030, a Valeo terá investido mais de 400 milhões de euros na redução das emissões relacionadas com as suas atividades operacionais. Investimento esse que será utilizado para atualizar as instalações do grupo, de modo a permitir que as atuais 100 infraestruturas mais intensivas em carbono se tornem locais de elevada eficiência energética em 2030.
As atualizações incluirão o desenvolvimento de edifícios ecológicos, o uso generalizado de iluminação LED e a integração de sistemas de recuperação de calor. A proporção de energia de baixo consumo de carbono na energia do grupo passará de 5,5% em 2019 para 80% em 2030, prevendo-se que chegue aos 50% em 2025.
Várias instalações encontram-se já a testar alternativas de energia renovável, incluindo três locais do grupo: Chennai (Índia), onde 90% do consumo provém de energia eólica; Sanand (Índia); Bad Rodach (Alemanha). As duas últimas recorrem à sua própria energia solar para produzir 30% e 20% da energia que consomem, respetivamente.
“Toda a indústria automóvel está a investir imenso para combater o aquecimento global. Na Valeo, a redução das emissões de CO2 tem sido o tema central na nossa estratégia desde 2010”
Jacques Aschenbroich
Presidente e CEO da Valeo
A Valeo definiu, também, os mesmos objetivos de redução de emissões de CO2 para fornecedores, além de aumentar o recurso a materiais de baixas emissões. Ao mesmo tempo, continuará a expandir o seu portefólio de tecnologias que contribuem para a mobilidade de baixo carbono, em particular soluções para a eletrificação de veículos, área em que o grupo é, aliás, líder mundial.
Nos últimos 10 anos, a Valeo investiu mais de 10 mil milhões de euros em tecnologias que reduzem emissões de CO2. Em 2019, 57% das suas vendas deveram-se a tecnologias que visam reduzir as emissões de CO2.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade