powered by

Aston Martin testa Valkyrie em Silverstone

A Aston Martin testou, em Silverstone, no Reino Unido, uma versão de desenvolvimento do Valkyrie Hypercar, avaliando soluções para a evolução do programa em 2027.
Check-up Media Aston Martin THOR

A Aston Martin THOR realizou um extenso teste com uma versão de desenvolvimento do Valkyrie Hypercar no circuito de Silverstone, no Reino Unido, numa sessão destinada a “avaliar novas soluções técnicas e a definir a evolução futura do modelo para a competição”, revela.

Os pilotos oficiais da Aston Martin, Ross Gunn e Harry Tincknell, dividiram a condução do Valkyrie, equipado com motor V12 de 6,5 litros, no circuito de 5,89 km. Ao longo da sessão, a equipa “avaliou diferentes soluções técnicas e recolheu dados sobre várias áreas de desempenho do automóvel”, adianta a marca.

Analisar futuro

“Este foi um dia significativo para o Valkyrie”, afirma Ian James, responsável pela equipa Aston Martin THOR. Segundo garante, “alguns dos desenvolvimentos testados vão contribuir para definir a direção técnica do programa, numa fase em que a equipa começa a explorar novas possibilidades de evolução do automóvel”.

Depois de 18 meses de competição, a Aston Martin considera que já dispõe de uma compreensão mais aprofundada das características do Valkyrie e pode começar a explorar novas áreas de desempenho através do desenvolvimento do modelo de base. O teste em Silverstone representa, assim, uma primeira etapa deste novo processo de desenvolvimento.

Check-up Media Aston Martin THOR 2

“O Valkyrie tem apresentado uma evolução significativa ao longo de 2026, tanto no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) como no campeonato IMSA. No WEC, o modelo alcançou nas 6 Horas de São Paulo a sua primeira dupla classificação nos 10 primeiros lugares, com um sexto e um nono lugar”, refere a marca.

E frisa: “No IMSA, Ross Gunn e o seu companheiro de equipa, Roman De Angelis, foram classificados em quinto lugar, depois de terem terminado a corrida na segunda posição”.

Homologado para estrada

“O Valkyrie é o primeiro Le Mans Hypercar desenvolvido pela Aston Martin e o único automóvel da categoria principal do WEC ou do IMSA derivado de um hipercarro homologado para utilização em estrada”, sublinha a marca.

A sessão de testes permitiu ainda à Aston Martin THOR acumular experiência com os pneus Michelin e com as características do circuito de Silverstone, numa preparação antecipada para o regresso do WEC ao Reino Unido, em 2027.

Check-up Media Aston Martin THOR 3

As 6 Horas de Silverstone estão previstas para 23 a 25 de abril de 2027, naquele que será o regresso do campeonato britânico ao calendário após uma ausência desde 2019.

Oportunidade ímpar

Adam Carter, responsável pelo programa de endurance da Aston Martin, considera que o regresso de Silverstone será uma “oportunidade particularmente relevante para a marca, por se tratar da sua casa e de um dos circuitos mais importantes do automobilismo britânico”, assegura.

Desenvolvida pela Aston Martin e pela THOR a partir do Valkyrie de produção, a versão de competição combina um chassis de fibra de carbono otimizado para competição com um motor V12 de 6,5 litros modificado, capaz de atingir 11.000 rpm.

“O motor ultrapassa os 1.000 cv na configuração de estrada, mas a versão de competição está limitada a 500 kW, equivalentes a 680 cv, de acordo com os regulamentos da categoria Hypercar”, conclui a marca.

Mais sobre a Aston Martin aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Internacional