A Moeve tornou-se na “primeira empresa energética em Portugal a utilizar a sua rede de postos de abastecimento para criar Comunidades de Energia, através de um projeto desenvolvido em parceria com a Greenvolt Comunidades”, avança a empresa, em comunicado.
A iniciativa prevê a “integração de 36 postos de gestão direta da Moeve, equipados com sistemas fotovoltaicos, em comunidades de autoconsumo coletivo, permitindo produzir, consumir e partilhar energia renovável com os habitantes das zonas envolventes”, revela.
Expansão em curso
“Nesta fase, 11 postos já integram oito Comunidades de Energia em funcionamento, possibilitando a partilha de cerca de 88 MWh de energia renovável por ano e beneficiando, aproximadamente, 110 famílias com acesso a eletricidade de origem renovável a custos mais reduzidos”, sublinha.
Com a expansão prevista, serão “adicionados mais 25 postos distribuídos por 19 novas comunidades”, explica. “Quando o projeto estiver totalmente operacional, a produção anual deverá atingir cerca de 330 MWh, permitindo abastecer, aproximadamente, 400 famílias com energia limpa”, acrescenta.
Além dos postos produtores, outros “29 postos da rede irão consumir energia renovável gerada localmente, reforçando a utilização de eletricidade de origem renovável nas operações da empresa”, pode ler-se no mesmo documento.
Acelerar descarbonização
Segundo Isabel Gorgoso, CEO da Moeve Portugal, o “projeto demonstra que infraestruturas já existentes podem desempenhar um novo papel na transição energética, aproximando a produção de energia renovável das comunidades locais”, afirma a responsável.
Para João Manso Neto, CEO do Greenvolt Group, a iniciativa “evidencia a importância da colaboração entre empresas do setor energético para acelerar a descarbonização e criar modelos mais descentralizados de produção e partilha de energia”.
A criação destas Comunidades de Energia integra a estratégia “Positive Motion” da Moeve, que inclui, também, investimentos na expansão da rede de carregamento ultrarrápido para veículos elétricos, no desenvolvimento de biocombustíveis, na produção de hidrogénio verde e na digitalização dos serviços ao cliente.
Mais sobre a Moeve aqui.