A AP Auto Rio de Mouro, integrada na rede TOPCAR desde o seu nascimento, surge como a extensão mais recente do projeto liderado por Pedro Rodrigues.
Aberta em janeiro deste ano, a unidade nasceu de uma necessidade clara de expansão, depois de a operação de Alcabideche começar a atingir limites físicos, sobretudo em áreas como chapa e pintura.
“O espaço em Alcabideche estava a ficar limitado e queríamos desenvolver a área da chapa e pintura, que não conseguíamos fazer lá”, explica o responsável, sublinhando que a decisão foi tomada de forma estruturada e alinhada com o crescimento da empresa.
Crescer… depressa
Com cerca de 2.000 m2, a unidade de Rio de Mouro foi desenhada desde o início para a vertente de colisão. “Aqui, fazemos um trabalho mais focado na colisão. É um espaço próprio, com outra dimensão e outro tipo de operação”, refere Pedro Rodrigues, destacando a diferença clara face à oficina de Alcabideche, tema que já foi abordado na reportagem anterior do Check-up.
O arranque foi mais rápido do que o esperado. “O trabalho não parou. Pensámos que o início seria mais lento, mas acabou por crescer mais depressa do que o previsto”, diz.
Foco na colisão
A nova unidade distingue-se pela especialização em reparação de carroçaria, pintura e intervenções de maior dimensão técnica. A infraestrutura existente no espaço foi um fator determinante para o investimento, especialmente pelo elevado custo dos equipamentos de pintura.
“O equipamento de pintura é muito caro e aqui já estava tudo montado. Isso foi determinante”, explica Pedro Rodrigues, reforçando a importância da otimização de recursos no arranque do projeto.
A estrutura de clientes mantém a mesma lógica da unidade de Alcabideche, com cerca de 70% de empresas e 30% de particulares, mas com um perfil de intervenção mais exigente ao nível estético e de acabamento. “Nota-se que é um cliente mais atento ao orçamento, mas, também, muito exigente no resultado final”, sublinha.
Crescimento na TOPCAR
A integração na rede TOPCAR, comum às duas unidades, continua a ser um dos pilares do desenvolvimento do grupo. A ligação à rede trouxe não apenas maior visibilidade, mas, também, acesso a novos fluxos de trabalho e parcerias com frotas e empresas.
“Foi quando sentimos realmente um impulso. As parcerias e a rede deram-nos outra dimensão”, refere Pedro Rodrigues, estabelecendo a continuidade entre as duas oficinas já apresentadas pelo Check-up.
Com 17 colaboradores em Rio de Mouro, o objetivo imediato da AP Auto (as iniciais AP resultam das palavras Aggregate Potential) passa pela consolidação da operação e estabilização dos processos internos, garantindo consistência na resposta ao aumento de trabalho.
Não se trata tanto de acelerar o crescimento: a prioridade passa, agora, por equilibrar as duas unidades, mantendo a mesma “filosofia de qualidade, rigor e confiança” que sustenta todo o projeto AP Auto dentro da rede TOPCAR.
Mais sobre a TOPCAR aqui.