O Fórum DPAI | ACAP 2026, que tem como claim “Para quem move o aftermarket”, realiza-se no próximo dia 29 de maio, no Auditório da Exponor, em Matosinhos, coincidindo com a manhã do primeiro dia da expoMECÂNICA, afirmando-se como o maior encontro nacional exclusivamente dedicado ao pós-venda automóvel independente.
Organizado pela Divisão do Pós-Venda Automóvel Independente da ACAP, o evento deverá reunir cerca de 400 participantes, abrangendo toda a cadeia de valor do setor, incluindo o segmento dos pneus, contando já com o apoio de cerca de 40 empresas patrocinadoras, cinco media partners e diversos parceiros.
“O programa desta edição está estruturado em torno de dois temas centrais, que refletem as principais transformações do aftermarket. Primeiro: ‘O novo pós-venda: oportunidades, tecnologia e rentabilidade’; segundo: ‘Liderar o futuro: talento, competências e novas gerações’”, revela a organização.
O primeiro painel contará com a intervenção de Inês Alves, da Auto Reparadora de Vale Milhaços, na qualidade de keynote speaker. “Com um percurso marcado pela capacidade de transformação empresarial”, afirma a DPAI.
“Inês Alves integrou a empresa num contexto particularmente exigente e teve um papel determinante na redefinição estratégica do negócio, apostando na organização, na qualidade e na diferenciação como motores de crescimento”, sublinha.
Segundo acrescenta, “a sua intervenção trará uma perspetiva prática sobre a evolução do pós-venda, focada na adaptação ao mercado, na eficiência operacional e na criação de valor”.
Talento e liderança em debate
O segundo painel terá como keynote speaker Miguel Gonçalves, fundador da Magma Studio, especialista em employer branding e desenvolvimento de talento.
“Com mais de 15 anos de experiência, Miguel Gonçalves tem desenvolvido programas que impactam, anualmente, mais de 75 mil pessoas, colaborando com algumas das principais empresas a operar em Portugal”, dá conta o comunicado.
E vai mais longe: “A sua participação irá centrar-se na transformação da liderança, na captação de talento e no desenvolvimento das competências necessárias para garantir a sustentabilidade e competitividade das empresas do setor”.
No mesmo documento, pode ler-se: “Ao longo do fórum, os diferentes intervenientes irão partilhar experiências concretas, boas práticas e abordagens inovadoras, num momento orientado para a reflexão estratégica e para a tomada de decisão”.
De acordo com a DPAI, “mais do que um espaço de debate, o evento pretende reforçar o diálogo entre os diversos players do mercado e contribuir para a valorização e desenvolvimento do pós-venda automóvel independente em Portugal”.
A concluir, a organização esclarece que a inscrição no fórum inclui entrada na expoMECÂNICA. Consulte o programa e inscreva-se aqui.
Mais sobre a DPAI aqui.