A DEKRA participou na 88.ª sessão anual do Comité de Transportes Terrestres (ITC), realizada em Genebra, onde apresentou uma demonstração técnica que evidenciou o “potencial da comunicação V2X (Vehicle to Everything) para evitar situações críticas na estrada e reduzir o risco de acidentes graves”, revela.
Consciência antecipada
A iniciativa, apoiada por outros membros da Coalition for Cyclist Safety, “permitiu a reguladores de transportes de todo o mundo observar, em contexto real, a forma como a tecnologia pode criar consciência antecipada do risco, apoiar decisões mais seguras e prevenir colisões, sobretudo envolvendo utilizadores vulneráveis da via pública”, explica a DEKRA.
O ITC, promovido pela United Nations Economic Commission for Europe, é o principal órgão de decisão das Nações Unidas para os transportes terrestres. A edição deste ano decorreu sob o lema “Driving Innovation for the Future of Inland Transport”, centrando-se no papel da inovação e de enquadramentos regulatórios coerentes, científicos e interoperáveis para tornar o transporte mais seguro, sustentável e resiliente.
Durante a demonstração da DEKRA, foram apresentados três casos práticos: “Um automóvel e um ciclista a aproximarem-se de um cruzamento com a visibilidade obstruída por um camião, um automóvel a aproximar-se de um ciclista mais lento e um veículo a virar para a trajetória de um ciclista”, diz. Situações comuns no tráfego diário, mas frequentemente associadas a acidentes graves.
Utilizadores vulneráveis
Para Christoph Nolte, vice-presidente executivo da DEKRA e responsável pela divisão de veículos, os dados são claros. “Os utilizadores vulneráveis, como ciclistas e peões, continuam a enfrentar riscos elevados. Mais de metade das mortes de ciclistas na União Europeia ocorre em vias urbanas, muitas vezes em cruzamentos complexos. O V2X permite alertar os utilizadores para uma situação crítica antes mesmo de esta ser percecionada, criando uma nova dimensão de segurança”, sublinha.
Segundo o responsável, estas tecnologias respondem a cenários em que, muitas vezes, não existe um culpado direto, mas sim limitações naturais da perceção humana. “Ser alertado antecipadamente pode fazer toda a diferença entre um susto e uma tragédia”, acrescenta.
Fundada em 2023, a Coalition for Cyclist Safety reúne especialistas das áreas das telecomunicações, indústria automóvel e tecnologia, com o objetivo de acelerar a implementação da tecnologia V2X e reforçar a proteção de ciclistas e outros utilizadores vulneráveis, alinhando-se com a iniciativa global Vision Zero, que visa eliminar mortes na estrada.
Apoio das marcas
A demonstração da DEKRA contou ainda com o apoio de empresas como Volkswagen, Bosch eBike Systems, Commsignia, ADP Engineering e Bulls Bikes/ZEG.
A DEKRA assinala este ano o seu centenário. “Desde 1925 que trabalhamos para tornar a mobilidade mais segura. Um século depois, mantemos esse compromisso, agora reforçado com a sustentabilidade como objetivo adicional”, conclui Christoph Nolte, destacando a importância de contribuir para decisões que moldam o futuro do transporte global.
Mais sobre a DEKRA aqui.