A Changan Automobile apresentou, recentemente, a sua estratégia global para baterias de iões de sódio, num evento realizado em Yakeshi, na Mongólia Interior, assinalando, também, o arranque da “Temporada Global de Testes” de 2026.
“No centro desta estratégia, está a adoção das inovadoras baterias CATL Naxtra, desenvolvidas pela CATL, que irão equipar futuros modelos de passageiros das diferentes marcas do grupo”, adianta a marca.
Condições extremas
“Com uma densidade energética de até 175 Wh/kg, uma das mais elevadas entre as baterias de iões de sódio produzidas em massa, a tecnologia Naxtra distingue-se pela elevada segurança e pelo desempenho consistente em ambientes extremos”, explica.
“Em testes realizados a temperaturas inferiores a -40°C, estas baterias demonstraram uma descarga estável, mantendo elevados níveis de retenção de capacidade e reduzindo, significativamente, os riscos associados a climas muito frios”, revela.
“Ensaios de esmagamento multieixos, perfuração e corte total confirmaram ainda a sua estabilidade intrínseca, sem ocorrência de incêndios ou explosões”, sublinha a marca, em comunicado.
Sódio-Lítio Dual-Star
Esta aposta insere-se na estratégia “Sódio-Lítio Dual-Star” da Changan, que prevê a “coexistência de diferentes químicas de baterias para responder a múltiplos cenários de utilização”, dá conta.
Segundo Tan Benhong, diretor de marca da Changan, o “objetivo passa por transformar testes em condições extremas numa garantia adicional de segurança e confiança na utilização quotidiana”.
O evento serviu, também, para demonstrar a evolução do conceito SDA Intelligence, uma abordagem de segurança proativa suportada por Inteligência Artificial.
“Durante testes ao vivo em superfícies geladas, modelos das marcas Changan e Avatr evidenciaram elevados níveis de controlo e estabilidade, mesmo em situações críticas, como mudanças bruscas de faixa ou travagens de emergência em gelo”, adianta a mesma fonte.
Infraestrutura global
A validação destas tecnologias assenta numa infraestrutura global de testes e simulação, que inclui campos de provas dedicados e laboratórios avançados, permitindo à Changan “garantir que todas as soluções são, extensivamente, verificadas antes de chegarem ao mercado”, garante.
Após Yakeshi, os testes globais irão estender-se a regiões como o Sudeste Asiático, Europa e América Latina, assegurando que o “desempenho comprovado em condições extremas se traduz em fiabilidade no dia a dia dos utilizadores em todo o mundo”.
Mais sobre a Changan aqui.