Changan aposta em baterias de iões de sódio

Marca lança baterias de iões de sódio CATL Naxtra nos modelos de passageiros, apostando em tecnologia focada na segurança em condições extremas.
Check-up Media Changan

A Changan Automobile apresentou, recentemente, a sua estratégia global para baterias de iões de sódio, num evento realizado em Yakeshi, na Mongólia Interior, assinalando, também, o arranque da “Temporada Global de Testes” de 2026.

“No centro desta estratégia, está a adoção das inovadoras baterias CATL Naxtra, desenvolvidas pela CATL, que irão equipar futuros modelos de passageiros das diferentes marcas do grupo”, adianta a marca.

Condições extremas

“Com uma densidade energética de até 175 Wh/kg, uma das mais elevadas entre as baterias de iões de sódio produzidas em massa, a tecnologia Naxtra distingue-se pela elevada segurança e pelo desempenho consistente em ambientes extremos”, explica.

“Em testes realizados a temperaturas inferiores a -40°C, estas baterias demonstraram uma descarga estável, mantendo elevados níveis de retenção de capacidade e reduzindo, significativamente, os riscos associados a climas muito frios”, revela.

Check-up Media Changan CATL

“Ensaios de esmagamento multieixos, perfuração e corte total confirmaram ainda a sua estabilidade intrínseca, sem ocorrência de incêndios ou explosões”, sublinha a marca, em comunicado.

Sódio-Lítio Dual-Star

Esta aposta insere-se na estratégia “Sódio-Lítio Dual-Star” da Changan, que prevê a “coexistência de diferentes químicas de baterias para responder a múltiplos cenários de utilização”, dá conta.

Segundo Tan Benhong, diretor de marca da Changan, o “objetivo passa por transformar testes em condições extremas numa garantia adicional de segurança e confiança na utilização quotidiana”.

O evento serviu, também, para demonstrar a evolução do conceito SDA Intelligence, uma abordagem de segurança proativa suportada por Inteligência Artificial.

Check-up Media Changan Deepal S05 above

“Durante testes ao vivo em superfícies geladas, modelos das marcas Changan e Avatr evidenciaram elevados níveis de controlo e estabilidade, mesmo em situações críticas, como mudanças bruscas de faixa ou travagens de emergência em gelo”, adianta a mesma fonte.

Infraestrutura global

A validação destas tecnologias assenta numa infraestrutura global de testes e simulação, que inclui campos de provas dedicados e laboratórios avançados, permitindo à Changan “garantir que todas as soluções são, extensivamente, verificadas antes de chegarem ao mercado”, garante.

Após Yakeshi, os testes globais irão estender-se a regiões como o Sudeste Asiático, Europa e América Latina, assegurando que o “desempenho comprovado em condições extremas se traduz em fiabilidade no dia a dia dos utilizadores em todo o mundo”.

Mais sobre a Changan aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada