A BorgWarner assegurou um “novo contrato com um grande fabricante norte-americano de veículos para o fornecimento de um módulo de tração integrado secundário (iDM) de 800 V e de um módulo gerador com inversor duplo, destinados a uma nova geração de camiões e SUV de grandes dimensões com tecnologia REEV (Range Extended Electric Vehicle)”, avança o fabricante.
De acordo com o mesmo documento, o início da produção está programado para 2029 e representa um marco relevante na estratégia de crescimento da empresa na América do Norte.
Solução integrada
“O iDM desenvolvido pela BorgWarner é uma solução escalável e altamente integrada, que combina, numa única unidade, uma máquina elétrica de indução e a caixa de velocidades, podendo ser aplicada em arquiteturas híbridas ou totalmente elétricas”, afirma.
“Este conceito permite obter elevados níveis de potência e binário num conjunto compacto, facilitando a integração em plataformas exigentes do ponto de vista de espaço e desempenho”, sublinha o fabricante, em comunicado.
Em complemento, o módulo gerador “recorre a uma máquina elétrica de ímanes permanentes associada a um inversor duplo montado, diretamente, no motor de combustão interna”, diz.
“Esta configuração possibilita o alargamento da autonomia dos veículos, conciliando as vantagens de condução e eficiência de um elétrico com a flexibilidade do motor térmico sempre que necessário”.
Desempenho elevado
Um dos principais desafios do projeto passou pela necessidade de responder a requisitos de “desempenho muito elevados num espaço de instalação partilhado com o motor de combustão”, explica.
“A utilização de uma máquina elétrica de indução com elevada densidade de binário no iDM permitiu alcançar um equilíbrio eficaz entre performance, compacidade e eficiência, eliminando ainda a dependência de ímanes permanentes e contribuindo para uma cadeia de abastecimento mais robusta”, sublinha a BorgWarner.
No módulo gerador, a “adoção de um inversor duplo otimizado integra a próxima geração da tecnologia de comutação Viper, permitindo um conjunto mais compacto, com menores custos e eficiência global melhorada”, destaca.
Este avanço tecnológico sublinha a capacidade da BorgWarner em “desenvolver soluções completas e adaptadas às necessidades específicas dos construtores”, pode ler-se no mesmo documento.
A BorgWarner evidencia, desta forma, a amplitude das suas competências em sistemas de propulsão eletrificada, abrangendo máquinas elétricas, unidades de tração integradas, eletrónica de potência, software e sistemas de controlo.
Mais sobre a BorgWarner aqui.