Primeiro Ferrari 100% elétrico chama-se Luce

A marca do Cavallino Rampante revelou o nome e o interior do seu primeiro modelo 100% elétrico, onde cada elemento foi pensado até ao mais pequeno detalhe.
Check-up Media Ferrari Luce interior

A Ferrari revelou o design interior e anunciou o nome do seu primeiro desportivo totalmente elétrico. O Luce inaugura, assim, um capítulo na história do fabricante.

Segundo a marca italiana, “Luce” é mais do que um nome. “É uma visão. Quando a Ferrari fala do Luce, não está a definir uma tecnologia, mas uma filosofia: a eletrificação como um meio, não um fim – uma nova era onde design, engenharia e imaginação convergem em algo que não existia”, explica.

“Simples, puro e evocativo, o Luce torna-se num símbolo de clareza e inspiração, expressando a abordagem da Ferrari à inovação: visão intransigente, design transparente, energia silenciosa que se sente em cada fibra e forma moldada pela função”, afirma.

Esta nova estratégia de nomenclatura reflete a forma como o Ferrari Luce representa uma adição significativa à gama do Cavallino Rampante, incorporando a expressão perfeita de tradição e inovação.

“Com a sua tecnologia de ponta, design único e a melhor experiência de condução da sua classe, o Luce une a herança das corridas da Ferrari, o espírito intemporal dos seus desportivos e a realidade em constante evolução dos estilos de vida contemporâneos”, explica a marca.

Check-up Media Ferrari Luce key
Colaboração com LoveFrom

O Luce testemunha a determinação da Ferrari em ir além das expectativas: imaginar o futuro e ousar. “Porque liderar significa iluminar o caminho que temos pela frente – e o Luce personifica essa mentalidade”, enfatiza.

O lançamento do Luce teve lugar em São Francisco pela Ferrari e pela LoveFrom, o coletivo criativo fundado por Sir Jony Ive com o designer Marc Newson, que colabora com a marca há cinco anos em todas as dimensões do design do novo automóvel.

Centro global de tecnologia e design, São Francisco é, há muito, o lar dos designs de interface e experiência do utilizador mais inovadores do mundo. A decisão da Ferrari de conceber este automóvel com a LoveFrom é uma expressão deliberada da visão da marca para o futuro.

Um automóvel que honra a herança lendária da Ferrari, ao mesmo tempo que desafia as convenções e reinventa cada detalhe, desde os materiais e a ergonomia à interface e à experiência global do utilizador.

A LoveFrom recebeu total liberdade criativa para definir a direção do projeto desde o início, traduzindo uma nova linguagem de design interdisciplinar numa autêntica experiência Ferrari.

Check-up Media Ferrari Luce buttons
Calma, concentração, amplitude

Os principais componentes do interior oferecem uma primeira visão tangível da filosofia de design que está por detrás do novo Ferrari Luce, onde a inovação encontra o artesanato e o design de vanguarda.

A equipa concentrou-se em aperfeiçoar e refinar cada solução até à sua forma mais pura. Não para reinventar o que já funciona, mas para criar uma nova expressão da Ferrari, cuidadosamente pensada e construída para um mundo onde a interação é, cada vez mais, significativa.

Na fase de desenvolvimento, a LoveFrom trabalhou com o Centro de Estilo da Ferrari, liderado por Flavio Manzoni, evoluindo o conceito no que respeita à sua intenção original, garantindo que cada solução cumpria os objetivos funcionais da Ferrari, as restrições de espaço e os requisitos de homologação para um automóvel desportivo de estrada de produção.

O habitáculo foi concebido como um único volume limpo, com formas simplificadas e racionalizadas ao serviço da condução, criando um ambiente que transmite calma, concentração e amplitude.

O hardware e o software foram desenvolvidos em conjunto, de modo a que a arquitetura física e o comportamento da interface sejam harmoniosos. Elementos essenciais como o painel de instrumentos, o painel de controlo e a consola central são independentes e estão, claramente, organizados em torno de entradas (comandos) e saídas (displays).

Check-up Media Ferrari Luce display
Materiais autênticos

Esta abordagem holística é o resultado de um cuidado extraordinário e foi meticulosamente moldada por algumas das mentes mais influentes do design tecnológico. “Cada componente foi concebido e desenvolvido com a mesma atenção e precisão, de forma discreta e funcional. Tudo se integra na perfeição, formando um todo estético e funcional unificado que preserva e intensifica a emoção de conduzir um Ferrari”, revela a marca.

Os processos de produção também foram cuidadosamente considerados, com a aplicação de tecnologias de fabrico sofisticadas para garantir que cada material é apresentado na sua forma mais nobre.

O que proporciona uma sensação moderna e intemporal, com materiais que não são apenas luxuosos, mas genuinamente autênticos – demonstrando a dedicação da Ferrari à qualidade, à inovação e ao valor duradouro do artesanato.

Os materiais foram escolhidos pela sua durabilidade e integridade. Os designers optaram pelo alumínio devido à sua adequação à maquinação de precisão, com componentes concebidos para valorizar a qualidade e a beleza do material.

O alumínio é uma liga 100% reciclada, meticulosamente maquinada a partir de biletes sólidos utilizando tecnologia CNC avançada de três ou cinco eixos, e posteriormente submetida a um processo de anodização de última geração.

Check-up Media Ferrari Luce name
Respeitar a tradição

Este tratamento cria uma microestrutura hexagonal ultrafina na superfície, garantindo uma resistência, dureza e uma microtextura refinada excecionais. O resultado é um acabamento com uma cor profunda e duradoura que se mantém vibrante ao longo do tempo. O vidro é o Corning Gorilla Glass, fresado com precisão, que é durável, resistente a riscos e oferece uma elevada visibilidade.

Em suma, o design do interior do Ferrari Luce é uma síntese de artesanato meticuloso, respeito pela tradição e inovação inteligente. Oferece uma nova opção para os entusiastas da Ferrari – uma que honra o passado, ao mesmo tempo que abraça o futuro, e exemplifica o compromisso duradouro da marca com a qualidade, o desempenho e a relevância cultural.

LoveForm

LoveFrom é um coletivo criativo de arquitetos, artistas, engenheiros, cineastas, designers gráficos, designers industriais, designers de interação, designers de movimento, músicos, designers de som, designers tipográficos e escritores.

O coletivo foi formado por Sir Jony Ive, em 2019, e conta com estúdios em São Francisco e Londres. A LoveFrom trabalha em estreita colaboração com a OpenAI, bem como num pequeno número de projetos selecionados, incluindo a Ferrari.

Interface humana

Seguindo a expertise pioneira da LoveFrom, a interface do Ferrari Luce dá prioridade à vertente tátil, à clareza e à interação intuitiva. A equipa de design deu prioridade aos controlos físicos que convidam ao toque e ao envolvimento, criando uma ligação próxima entre o condutor e o automóvel.

Check-up Media Ferrari Luce dials

Contrariando a convenção de que os carros elétricos devem ser dominados por grandes ecrãs táteis, muitos dos controlos do Ferrari Luce são mecânicos e desenhados com precisão para serem intuitivos e satisfatórios, tornando cada interação mais simples e direta. Inspirada nos desportivos clássicos e monolugares de Fórmula 1, a interface está organizada de forma clara e reduzida às funções essenciais.

Volante ultraleve

O volante do Ferrari Luce presta homenagem à rica herança da Ferrari, ao mesmo tempo que incorpora a inovação moderna. A equipa de design optou por um formato simplificado de três raios, reinterpretando o icónico volante de madeira Nardi de três raios das décadas de 1950 e 60.

A estrutura de alumínio dos raios é intencionalmente exposta e destacada, evidenciando a resistência e o acabamento do material. Fabricada em alumínio 100% reciclado, a liga foi desenvolvida especificamente para o Ferrari Luce, garantindo uma resistência mecânica e uma qualidade superficial excecional para o processo de anodização.

O volante é composto por 19 peças maquinadas em CNC e pesa menos 400 gramas do que o de um volante Ferrari standard. Os comandos no volante estão organizados em dois módulos analógicos, garantindo funcionalidade e clareza.

Esta disposição intuitiva remete para o layout dos monolugares de Fórmula 1. Cada botão foi desenvolvido para proporcionar a combinação mais harmoniosa de feedback mecânico e acústico, com base em mais de 20 testes de avaliação com pilotos de testes da Ferrari.

Check-up Media Ferrari Luce red button
Chave muda de cor

Ligar o Ferrari Luce foi concebido para ser teatral e memorável, ecoando a tradição da marca de criar uma experiência de condução emocionante. O ritual começa com o acionamento da chave – um objeto tátil único.

A chave é fabricada em Corning Gorilla Glass, o primeiro vidro automóvel concebido para oferecer durabilidade e resistência a riscos superiores, mantendo um excelente desempenho ótico.

A chave inclui um visor “E Ink”, especialmente desenvolvido, que consome energia apenas durante as mudanças de cor, devido às suas propriedades biestáveis. Esta implementação de um visor “E Ink” representa uma inovação inédita no setor automóvel.

Ao inserir a chave no seu encaixe na consola central, inicia-se uma sequência cuidadosamente coreografada: a cor da chave muda de amarelo para preto à medida que se integra na superfície de vidro da consola central.

O painel de controlo e o painel de instrumentos acendem-se simultaneamente, aumentando a expectativa e sinalizando a transição da imobilidade para o movimento.

Check-up Media Ferrari Luce seat
Três visores

Os três visores do Ferrari Luce – painel de instrumentos do condutor, painel de controlo e painel de controlo traseiro – foram meticulosamente concebidos para maior clareza e funcionalidade.

A equipa dedicou um tempo considerável à organização das entradas (controlos) e saídas (visores), tornando a experiência do utilizador intuitiva e fácil de navegar.

Uma nova tipografia personalizada e discreta confere à interface e à identidade uma voz tipográfica coerente, inspirada na tipografia histórica da Ferrari e na tipografia da engenharia italiana.

Painel na coluna de direção

O painel de instrumentos move-se com o volante, otimizando a visão do condutor sobre os instrumentos e auxiliando no desempenho da condução. Um painel de instrumentos montado na coluna de direção é uma novidade para a gama Ferrari.

Apresenta dois ecrãs OLED sobrepostos que oferecem gráficos nítidos, cores vibrantes e contraste infinito para uma experiência visual sem precedentes. Combina elementos digitais e analógicos numa unidade independente acoplada à coluna de direção, movendo-se em sincronia com a inclinação e o alcance do volante para uma interação perfeita.

Check-up Media Ferrari Luce watch

A meticulosa atenção aos detalhes dos designers no painel de instrumentos exigiu a colaboração dos engenheiros da Samsung Display para criar um painel OLED ultraleve e ultrafino com uma inovação mundial: três grandes recortes que revelam estrategicamente a informação gerada por um segundo ecrã atrás do painel superior, criando uma profundidade visual fascinante que cativa o olhar.

Cada abertura é protegida por uma lente de vidro transparente, realçando ainda mais a sensação de tridimensionalidade, e é rodeada por anéis de alumínio anodizado que conferem às aberturas o equilíbrio perfeito, ecoando o estilo da estrutura de todo o painel de instrumentos.

Painel de controlo

O painel de controlo está montado numa junta esférica, permitindo que o ecrã seja orientado tanto para o condutor como para o passageiro – uma característica única que melhora e partilha a experiência Ferrari.

A atenção aos detalhes ergonómicos, incluindo um apoio para as mãos para operar o painel de instrumentos, eleva ainda mais a experiência do utilizador.

Esta funcionalidade permite que os utilizadores interajam com os controlos de forma fácil e intuitiva, sem ter de olhar, demonstrando o empenho da equipa em resolver problemas complexos de formas simples e naturais.

Check-up Media Ferrari Luce console

O multigráfico integrado no visor central é uma obra-prima da microengenharia. Este símbolo de precisão e inovação apresenta um mecanismo único, com três motores independentes que movem os ponteiros de forma autónoma.

Três ponteiros em alumínio anodizado deslizam sobre um mostrador minimalista protegido por Corning Gorilla Glass. Um sistema de controlo eletrónico avançado confere ao multigráfico quatro modos – relógio, cronógrafo, bússola e controlo de arranque – com transições animadas que remetem para os cronógrafos mais sofisticados.

O multigráfico presta homenagem à tradição da Ferrari e redefine a experiência a bordo, combinando a arte da relojoaria e a tecnologia num recurso que expressa a paixão e a excelência da marca.

Painel de instrumentos

Os controlos são inspirados tanto em elementos automóveis históricos como nos gráficos claros e objetivos encontrados na aviação, particularmente em helicópteros e aeronaves.

Estes ecrãs são concebidos para se assemelharem a medidores analógicos, proporcionando uma sensação de familiaridade e interação tátil, embora sejam totalmente digitais por baixo da superfície. O resultado é um cockpit que transmite uma sensação moderna e clássica, com cada ecrã a comunicar a informação de forma clara e visualmente legível.

Check-up Media Ferrari Luce climate

Os gráficos do painel de instrumentos são inspirados na clareza e elegância dos mostradores de instrumentos históricos, particularmente os instrumentos Veglia e Jaeger das décadas de 1950 e 60.

Com base em décadas de experiência em design relojoeiro, a equipa procurou alcançar uma clareza semelhante à de um relógio, criando um layout moderno e limpo que destaca a legibilidade dos mostradores. As informações são apresentadas de forma imediatamente legível e intuitiva.

Esta abordagem baseia-se no conceito de redução da carga cognitiva do condutor. Inspirando-se na simplicidade dos mostradores de relógios analógicos, onde as horas podem ser lidas num relance, os designers procuraram tornar os controlos e os displays do automóvel igualmente intuitivos.

Os gráficos são propositadamente minimalistas e claros, permitindo aos condutores obter informações essenciais de forma rápida e fácil, mantendo a atenção na estrada.

Check-up Media Ferrari Luce modes
Alavanca inédita

A alavanca de velocidades é uma obra de arte técnica em Corning Gorilla Glass. Funcional, resistente e elegante, é fabricada com recurso a processos de produção de vidro inéditos, nunca antes incorporados no design de interiores automóveis.

Para atingir o nível de precisão exigido pela Ferrari, foram utilizados lasers para criar minúsculos orifícios no vidro, com metade da espessura de um cabelo humano, para depositar a tinta dos gráficos com perfeita uniformidade.

O Gorilla Glass foi concebido para oferecer uma durabilidade superior à superfície, bem como uma melhor resistência a impactos e riscos do que o vidro convencional, sendo utilizado no painel de controlo, na consola central e na superfície da consola principal.

Mais sobre a Ferrari aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Lubrificantes

Internacional