MAHLE lança sistema de aquecimento para habitáculo

Empresa desenvolveu o HeatX Range+, inovador sistema de recuperação de calor para aquecimento eficiente do habitáculo de veículos elétricos.
Check-up Media MAHLE HeatX Range+

A MAHLE desenvolveu um sistema inovador de recuperação de calor para um aquecimento eficiente do habitáculo de veículos elétricos. “O aquecimento tem um impacto significativo na autonomia dos veículos elétricos, particularmente durante o inverno”, adianta a empresa, em comunicado.

“O MAHLE HeatX Range+ reduz a procura de energia para ar condicionado em veículos elétricos em, aproximadamente, 20%, em comparação com os sistemas convencionais de ar de escape. Como resultado, os condutores beneficiam de uma maior autonomia por carga de bateria e de uma qualidade do ar interior de primeira classe”, refere.

“O nosso conceito de recuperação de calor HeatX Range+ maximiza a vertente prática diária dos veículos elétricos no inverno e contribui, decisivamente, para aumentar ainda mais a atratividade da mobilidade elétrica”, explica Martin Wellhoeffer, membro do Conselho de Administração do Grupo MAHLE, responsável pela unidade de negócio de Sistemas Térmicos e de Fluidos.

Graças ao seu design modular, os fabricantes podem integrar o novo sistema de forma fácil e económica nas arquiteturas de veículos existentes. “A MAHLE conseguiu estender a autonomia em quase 10 km com uma solução inovadora e económica – como demonstrado em testes com um veículo elétrico típico de tamanho médio a uma temperatura exterior de -7°C e uma temperatura interior de 20°C”, dá conta a nota de imprensa.

“Ao mesmo tempo, o fornecimento contínuo de ar rico em oxigénio garante uma elevada qualidade do ar interior e minimiza o risco de embaciamento dos vidros do veículo”, pode ler-se no comunicado.

Check-up Media MAHLE headquarters night
Tecnologia inovadora

O novo sistema de recuperação de calor utiliza o evaporador do ar condicionado para extrair e aproveitar a energia térmica do ar de escape do habitáculo do veículo. À medida que o ar direcionado para o exterior passa pelo evaporador, aquece o fluido refrigerante à saída do habitáculo.

O fluido refrigerante transfere, então, a energia armazenada para a entrada de ar fresco antes de dirigir-se ao interior do veículo. O que pré-aquece o ar fresco de forma eficiente e reduz a procura de energia para aquecimento a temperaturas de inverno, em comparação com os sistemas convencionais de ar de exaustão.

O novo sistema de recuperação de calor não tem qualquer efeito adverso no desempenho do fluxo de ar ou no comportamento acústico do sistema de ar condicionado do veículo.

Ao implementar esta tecnologia inovadora de recuperação de energia, a MAHLE baseou-se na sua vasta experiência no desenvolvimento e fabrico de sistemas de climatização de veículos.

“Já na década de 1990, a MAHLE apresentou o ‘Economizer’, o primeiro conceito de sistema de recuperação de calor do habitáculo para veículos de passageiros e comerciais, sendo, assim, pioneira na tendência atual para um controlo eficiente da climatização da cabine”, afirmou Uli Christian Blessing, vice-presidente de I&D de Sistemas Térmicos e de Fluidos da MAHLE.

O layout atual de recuperação de calor foi concebido para o fluido refrigerante R1234yf e pode ser adaptado a todos os fluidos alternativos apenas com pequenas modificações.

Mais sobre a MAHLE aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Mecânico Virtual

Repintura