Ferrari revela exclusivo 12Cilindri Tailor Made

Superdesportivo de 830 cv resulta de uma colaboração multidisciplinar que abrange três continentes: Ásia, Europa e América do Norte.
Check-up Media Ferrari 12Cilindri Tailor Made

A Ferrari desvendou o novo Tailor Made 12Cilindri, uma celebração do auge do artesanato no seu programa de personalização emblemático. “Este Ferrari exclusivo eleva, uma vez mais, o padrão com uma interpretação de arte sobre rodas, criada, exclusivamente, para o mercado sul-coreano, apresentando diversos elementos inspirados na tradição e impulsionados pela inovação”, adianta a marca.

“Este extraordinário veículo Tailor Made é o resultado de uma colaboração multidisciplinar que abrange três continentes: a Ásia, com a mestria artesanal de quatro jovens artistas sul-coreanos, embaixadores da sua herança cultural: Dahye Jeong, Hyunhee Kim, GRAYCODE, jiiiiin e TaeHyun Lee; Europa, com o Centro de Estilo da Ferrari; e América do Norte, com a visão e a expertise da Cool Hunting, a premiada publicação independente dedicada às mais recentes intersecções entre design, cultura e tecnologia”, diz.

Ao longo de quase dois anos, as equipas enfrentaram desafios entusiasmantes, combinando a lendária engenharia e expertise em design da Ferrari com a visão criativa da Cool Hunting, traduzindo a vibrante energia artística e cultural da Coreia do Sul numa criação única da marca do cavallino rampante.

Check-up Media Ferrari 12Cilindri Tailor Made 2
Acabamento iridescente

Este 12Cilindri é imediatamente reconhecível graças à sua nova pintura de transição Yoonseul, especialmente desenvolvida pela equipa. Esta cor exclusiva é inspirada na tradição sul-coreana, fundindo a história e o património da região com a inspiração da cerâmica Celadon, com os seus diversos tons de verde, e o fascínio da cosmopolita Seul, pulsando ao ritmo do K-pop, da música eletrónica e das luzes néon dos bairros futuristas da cidade.

O resultado é um acabamento vívido e iridescente que transita do verde para o violeta com reflexos azuis, evocando o brilho da luz solar no mar, Yoonseul em sul-coreano.

“A tecelagem tradicional com crina de cavalo está a ser revisitada pela artista Dahye Jeong, vencedora do Prémio de Artesanato da Fundação Loewe, em 2022. A artista sul-coreana ganhou reconhecimento internacional no artesanato têxtil e na arte com fibras”, revela a Ferrari.

“Através da sua tecelagem manual única, Jeong cria obras de extraordinária delicadeza, leveza e transparência, aparentemente suspensas no ar. As suas criações – cestos, recipientes e formas abstratas – interagem com a luz e a sombra, evocando a delicadeza, a espiritualidade e uma apurada sensibilidade contemporânea”, afirma.

Check-up Media Ferrari 12Cilindri Tailor Made 3
Interação de sombras

O trabalho de Jeong está presente neste veículo exclusivo Tailor Made de diversas formas: o tecido utilizado nos bancos, no piso e nas superfícies macias apresenta um dos seus padrões icónicos, que ganha vida num novo tecido 3D desenvolvido por uma empresa sul-coreana e utilizado num Ferrari pela primeira vez.

O tejadilho de vidro do 12Cilindri apresenta uma serigrafia do padrão, permitindo a mesma interação de sombras e projeções à medida que a luz passa, sendo outra novidade num Ferrari.

O destaque vai para uma peça tecida à mão com crina de cavalo mongol, proveniente de fornecedores certificados pela Câmara de Comércio local, que adorna o painel de bordo, proporcionando a oportunidade única de integrar uma obra de arte no interior do veículo. Estas inovações só foram possíveis graças à intensa colaboração entre o Centro de Estilo da Ferrari, a equipa de I&D e os parceiros criativos.

Hyunhee Kim inova com materiais para reinterpretar objetos tradicionais sul-coreanos através de uma perspetiva crítica e contemporânea. Os seus renomados enxovais de casamento são feitos em acrílico etéreo e semi-translúcido, dando vida ao seu papel de “recipientes de memórias”.

Check-up Media Ferrari 12Cilindri Tailor Made 4
Detalhes com arte

Kim cria frequentemente objetos transparentes, por vezes suspensos no espaço, evocando leveza e fragilidade, criando um ambiente imersivo e onírico. O seu trabalho foi reconhecido por vários prémios prestigiados, incluindo o Prémio Internacional de Artesanato de Cheongju e o Prémio Nacional de Artesanato de Iksan.

Visível em toda a parte exterior do veículo, o trabalho translúcido de Kim pode ser visto nos distintivos escudos da Scuderia Ferrari, nas tampas das rodas, na longa placa com o “F” e no cavallino rampante, representando, em conjunto, um nível de personalização inédito num veículo Tailor Made.

O interior apresenta uma modificação exclusiva no túnel central com o mesmo efeito translúcido, bem como uma placa de dedicatória feita à mão com o nome do projeto em caligrafia tradicional pela artista.

Kim criou, também, um estojo tradicional para artigos valiosos e significativos para a bagageira deste 12Cilindri, que o colecionador pode usar como mala. Esta peça alberga ainda um objeto sob a forma de uma chave Ferrari personalizada de acordo com a sua linguagem visual, para que o proprietário possa experienciar, plenamente, as suas práticas variadas e originais.

Check-up Media Ferrari 12Cilindri Tailor Made 5
Pinças e patilhas brancas

O branco, por sua vez, torna-se no tema principal de vários elementos internos e externos, inspirados pela pesquisa artística de TaeHyun Lee. Conhecido pelo seu trabalho em arte contemporânea, Lee é particularmente reconhecido pela sua utilização de técnicas tradicionais coreanas, incluindo a laca, que reinterpreta num contexto moderno através da sua laca branca, utilizando uma técnica extremamente complexa.

As suas obras combinam frequentemente materiais modernos com laca, criando superfícies brilhantes e refletoras de impacto visual impressionante. Através da laca, Lee explora conceitos como as camadas, a profundidade e a transformação da matéria, ligando a tradição artesanal sul-coreana com a linguagem da arte contemporânea.

A sua visão deu origem às pinças de travão brancas exclusivas do 12Cilindri – uma novidade para um Ferrari de fábrica – e às patilhas da caixa de velocidades brancas.

A música eletrónica dita o ritmo da pintura exterior deste Ferrari, graças ao trabalho meticuloso da dupla GRAYCODE, jiiiiin. Este duo sul-coreano de artistas sonoros e performativos, de renome pelas suas prestações e instalações que exploram o som, o espaço e a interseção entre a tecnologia e a arte, visualizou o icónico som do V12 da Ferrari — traduzindo literalmente o som do motor de 12 cilindros numa obra de arte visual magistralmente aplicada na carroçaria do veículo pelos artesãos de Maranello.

Check-up Media Ferrari 12Cilindri Tailor Made 6
Motor V12 de 830 cv

A técnica utilizada para acrescentar profundidade visual à pintura foi aplicada com a mesma tinta de transição, mas num tom mais escuro — um tratamento novo e exclusivo, visto pela primeira vez num Ferrari.

Evan Orensten e Josh Rubin, as mentes criativas por detrás da Coll Hunting, inspiraram e coordenaram o trabalho dos artistas juntamente com JaeEun “Jane” Lee, que serviu como curadora do projeto, e as equipas de design e I&D da Ferrari.

O 12Cilindri Tailor Made está equipado com um motor 6.5 V12 a 65° com 830 cv e 678 Nm, que traz acoplada caixa automática de oito velocidades. Com 1.560 kg de peso, dispõe de jantes de 21”, atinge uma velocidade máxima superior a 340 km/h e cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos.

Mais sobre a Ferrari aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Equipamentos

Em estrada