A BASF Coatings apresentou uma nova “solução digital capaz de calcular a pegada de carbono (Product Carbon Footprint, PCF) do seu portefólio de vendas, que abrange mais de 120 mil produtos”, adianta a empresa.
“Esta ferramenta substitui uma aplicação interna utilizada nos últimos anos, oferecendo, agora, dados de CO₂ em tempo real, auditáveis e globalmente consistentes, cobrindo todas as emissões relacionadas com o produto, desde a aquisição de matérias-primas e transporte até ao consumo de energia na produção”, sublinha.
Informações fiáveis
A solução permite à BASF Coatings fornecer aos clientes informações fiáveis para a tomada de decisões e identificar medidas de redução de emissões, incluindo o uso de matérias-primas alternativas e energias renováveis.
“A proteção climática é cada vez mais importante para os nossos clientes. Com estas ferramentas, fornecemos dados fiáveis e apoiamos soluções concretas para reduzir a pegada de carbono”, afirma Markus Piepenbrink, responsável pela sustentabilidade global da empresa.
“O novo sistema integra dados de CO₂ para mais de 25 mil matérias-primas e considera os fluxos de energia de mais de 30 unidades de produção em todo o mundo, permitindo capturar, de forma precisa, as emissões mesmo em variantes complexas de produtos, como tintas com múltiplas cores”, explica.
“Além do CO₂, a ferramenta avalia outras categorias de impacto, oferecendo insights adicionais para desenvolver soluções que reforcem a sustentabilidade dos clientes”, diz a empresa, em comunicado.
E acrescenta: “O lançamento global foi realizado de forma faseada e em parceria com a SAP, através do Sustainability Footprint Management (SFM). Segundo Maximilian Bauer, gestor técnico de projetos de sustentabilidade global, “ao implementar o SFM unimos sustentabilidade e digitalização, criando transparência fiável para nós e para os clientes”.
Estratégia global
Para complementar a avaliação de CO₂, a BASF Coatings recorre, também, ao GLASS Tool (Global Life Cycle Assessment of Automotive Surface Solutions) para OEM e ao EcoImpact Assessment para oficinas de pintura, “permitindo analisar todo o processo de aplicação e identificar oportunidades de otimização de eficiência, qualidade e sustentabilidade, incluindo a redução de emissões para além do próprio produto”, afirma.
“Esta combinação de análise de ciclo de vida, conhecimento setorial e aplicação digital torna o GLASS Tool único no mercado”, reforça a mesma fonte, em comunicado.
A aposta em ferramentas digitais integra a estratégia global de sustentabilidade da BASF Coatings, que visa “reduzir 40% da sua pegada de carbono até 2030 em relação a 2018”, afirma.
Para tal, a empresa implementa medidas ao longo de toda a cadeia de valor, “incluindo aprovisionamento sustentável de matérias-primas, soluções logísticas amigas do ambiente, utilização de energia renovável e matérias-primas recicladas ou certificadas pelo conceito mass balance e pelo programa ChemCycling”, conclui.
Mais sobre a BASF aqui.