O Batur Convertible mais meticulosamente personalizado até à data foi concluído pela divisão de personalização exclusiva da Bentley, a Mulliner. Quem o garante é a marca britânica.
A arte de criar um Bentley “à medida” tornou-se numa experiência repetida para a nova proprietária do automóvel, com o Batur Convertible #4 a juntar-se a uma extensa coleção que inclui um Blower Continuation Series, um Speed Six Continuation Series e ainda um Bacalar.
A cliente — Sonia Breslow — especifica cuidadosamente até ao mais ínfimo detalhe cada uma das suas encomendas, com forte ênfase numa coesão estética harmoniosa entre cores e materiais.
Não só existe uma verdadeira arte na criação de uma curadoria luxuosa, como a capacidade de integrar novos elementos individuais, verdadeiramente pessoais para o cliente, demonstrando o elevado nível de competência e mestria artesanal oferecido pela Mulliner.
“Desde que me lembro, sou apaixonada por automóveis. Quando tenho um carro como este Batur, não planeio vendê-lo durante a minha vida — é o meu carro para sempre. Sou totalmente focada no detalhe e adoro desenhá-los — escolher as cores, explorar cada tonalidade, cada elemento, tornando-os diferentes de tudo o resto”, explica Sonia Breslow.
Igual a si próprio
O Batur Convertible #4 apresenta uma especificação orientada para uma estética de luxo, utilizando cores exclusivas encomendadas pela cliente num design de três tons, incluindo uma linha fina de 6 mm em prata brilhante que enfatiza o conceito de “capot infinito” do Batur.
A cor superior, “Breslow Blue”, foi igualada cromaticamente à lona do tejadilho, dando origem ao primeiro tejadilho personalizado numa cor específica, que, quando recolhido, revela o Airbridge correspondente no mesmo tom requintado.
Os detalhes exteriores continuam com uma linha decorativa no capot em “Midnight Breslow Blue”, combinada com a cor inferior da carroçaria, cores de contraste nas jantes e nos espelhos retrovisores, finalizados com ponteiras de escape em titânio polido e grelhas em prata brilhante.
Para a cliente, são os toques pessoais, aplicados com bom gosto, que tornam a sua coleção automóvel imediatamente reconhecível. Ao entrar no habitáculo, a iluminação de boas-vindas animada projeta o seu nome em letra manuscrita através de 415.800 espelhos microscópicos, moldando a forma da luz para criar uma das funcionalidades mais personalizadas do automóvel.
Em contraste harmonioso, o habitáculo combina cores quentes de inspiração outonal — tons de bege, caramelo e o já característico azul-claro de contraste — integrando, diretamente, no interior o exclusivo “Breslow Blue” personalizado do Airbridge.
Obra-prima com 740 cv
A costura contrastante no tonneau prolonga-se por todo o interior, abrangendo os bancos, os apoios de cabeça e o painel de instrumentos. Até os contornos do vulcão Batur (a origem do nome do automóvel) podem ser encontrados, subtilmente trabalhados, nos tapetes de pelo profundo.
Inspirado nos primeiros Bentley, um acabamento engine spin em alumínio polido ilumina o painel de bordo. O Bentley Rotating Display integra mostradores personalizados em cores exclusivas nos três instrumentos, em harmonia com o mostrador azul acetinado do relógio Bentley.
O painel com acabamento engine spin não é o único elemento metálico artesanal no interior. Reforçando a vertente artística, o Batur Convertible #4 estreia a primeira aplicação, por parte da Bentley, de platina impressa em três dimensões.
O marcador do ponto morto superior no volante e cada um dos organ stops são executados neste metal precioso, sublinhando a exclusividade e a inovação do automóvel.
Apesar do seu carácter altamente personalizado, o Batur Convertible mantém a versão mais potente do icónico motor W12 da Bentley: uma unidade biturbo de 6,0 litros, montada à mão, com 740 cv, garante uma experiência de grand touring (GT) à altura da uma personalização de topo da Mulliner.
A especificação final do Batur Convertible #4 é uma verdadeira obra-prima de um trabalho conjunto com a cliente — poderosa, elegante e prestes a juntar-se aos restantes modelos Mulliner da coleção da proprietária.
Mais sobre a Bentley aqui.