A Axalta Coating Systems, uma das principais empresas mundiais de tintas, anunciou, hoje, a sua “Cor Global para Automóveis no Ano de 2026”. Segundo diz, “a Solar Boost, um cor-de-laranja quente e atrativo que brilha com uma energia única, foi criado para veículos modernos. Este tom audaciosamente dinâmico tem partículas cor de champanhe que proporcionam uma expressão confiante e excecional que brilha do nascer ao pôr do sol”.
Hadi Awada, presidente da Global Mobility Coatings da Axalta, explica que “a cor de um veículo influencia muito a perceção inicial dos compradores, afetando a forma como se sentem sobre a sua segurança, desportividade, elegância e até valor de revenda. Por conseguinte, a cor é um elemento determinante na decisão de compra.
Segundo diz, “de facto, os estudos realizados pela Axalta demonstraram que mais de 80% dos compradores consideram um fator fundamental. Por isso, é muito importante que os OEM compreendam os sentimentos dinâmicos e globais dos clientes e adaptem a sua gama de cores de veículos em conformidade”.
A “Solar Boost” reflete uma mudança para escolhas de design individualistas à medida que os clientes procuram cada vez mais veículos que expressam a sua identidade pessoal.
“O seu tom arrojado está em consonância com o interesse crescente em cores expressivas para além das cores neutras tradicionais, em particular entre os compradores mais jovens e conscientes das tendências”, pode ler-se no mesmo documento.
Baseado na investigação de cores globais da Axalta, o cor-de-laranja está a emergir como um tom repleto de emoções em todo o mundo. “Na América do Norte, evoca calor, otimismo e energia criativa, muitas vezes associado a amabilidade, marca de estilo de vida ousado ou roupa urbana”, revela a Axalta.
Transmitir identidade
“Na América Latina, reflete vitalidade e celebração, simbolizando vida e expressão alegre. Na Ásia-Pacífico, as cores arrojadas e intensas continuam a ganhar popularidade, incluindo os tons cor-de-laranja que são cada mais utilizados para ajudar os veículos a transmitir identidade e destacar-se nos segmentos de rápido crescimento, como o dos veículos elétricos (VE)”, acrescenta.
E vai mais longe: “A ‘Solar Boost’ capta esse sentido comum de positividade e dinamismo, o que faz com que seja uma cor potente e marcante para os condutores que querem que os seus veículos reflitam individualidade e confiança”.
Segundo Robert Roop, senior vice president e chief technology officer da Axalta, “a ‘Solar Boost’ é o resultado da vasta experiência da nossa equipa em arte e ciência da cor. A nossa escolha de cores baseia-se nos elementos de psicologia humana e cultura popular e, em seguida, aplicamos a nossa experiência em ciência da cor, ótica e formulações de tintas para transformar a cor numa tinta fabricável que é bonita, duradoura e sustentável”.
Este é o 12.° ano em que a Axalta apresenta uma “Cor para Automóveis no Ano”, o que reflete 160 anos de experiência em liderança de design de cor, inovação e previsão de tendências futuras de tintas para veículos.
Os especialistas em cor da Axalta reúnem-se, regularmente, para analisar tendências automóveis e antecipar a evolução das preferências de cores dos clientes. A sua orientação contribui para os fabricantes de veículos escolherem cores que corresponderão às expectativas dos compradores.
Mais sobre a Axalta aqui.