Nissan Qashqai quer continuar a ser o que sempre foi com novo e-POWER

SUV compacto reforça estatuto com novo e-POWER: mais eficiente, mais silencioso e com sensação elétrica, sem cabos.
Check-up Media Nissan Qashqai

Quase uma década depois de ter mudado o jogo no segmento dos SUV compactos, o Nissan Qashqai volta a reafirmar aquilo que sempre foi: uma referência.

Na passada terça-feira, no Evolution Cascais, numa apresentação estática que serviu para revelar as principais novidades técnicas, ficou claro que o objetivo não é reinventar o modelo, mas antes consolidar o seu sucesso com um aliado de peso — a terceira geração da tecnologia e-POWER.

A receita é conhecida, mas, agora, está mais refinada. O Qashqai quer continuar a ser uma escolha racional, confortável e eficiente, acrescentando-lhe uma experiência de condução ainda mais próxima de um elétrico puro. E fá-lo sem mudar a sua essência, apostando numa evolução profunda da tecnologia que já o distinguia no mercado.

Como um “elétrico”…

Ao contrário dos híbridos convencionais, o e-POWER mantém uma abordagem única: as rodas são sempre movidas, exclusivamente, pelo motor elétrico. O motor a gasolina nunca garante tração, funcionando apenas como gerador para produzir energia.

Check-up Media Nissan Qashqai interior

O resultado é uma resposta imediata ao acelerador, uma condução suave e linear e a ausência daquela transição típica entre modos elétrico e térmico. Na prática, conduz-se como um elétrico, mas sem carregamentos.

Nesta terceira geração, a Nissan afinou todos os detalhes. O consumo baixa para uns muito competitivos 4,5 l/100 km em ciclo WLTP, permitindo uma autonomia teórica que pode chegar aos 1.200 km.

As emissões de CO₂ descem para 102 g/km, menos 12% do que antes, vincando o papel do Qashqai e-POWER como solução de transição para quem ainda não quer (ou não pode) dar o salto para um modelo 100% elétrico.

Unidade “5-em-1”

O conforto foi outra das prioridades dos engenheiros da marca. A Nissan anuncia uma redução do ruído no habitáculo em 5,6 dB, um valor significativo. O objetivo é elevar o Qashqai para um patamar mais premium.

Check-up Media Nissan Qashqai rear

Também a performance beneficia desta evolução. A potência total sobe para 151 kW, mais 11 kW do que na geração anterior, prometendo respostas mais vigorosas e uma entrega de binário ainda mais linear.

Tudo isto, graças a uma nova unidade motriz modular “5-em-1”, mais compacta e leve, que integra motor elétrico, gerador, inversor, redutor e aumentador de tensão num único conjunto. A confirmar, mais tarde, em ensaio.

Conceito STARC

O motor térmico, agora totalmente otimizado para a função de gerador, estreia o conceito STARC, exclusivo da Nissan, que permite alcançar uma eficiência térmica de 42%.

Um novo turbocompressor ajuda a reduzir o regime em cerca de 200 rpm em autoestrada, contribuindo para menor consumo e menos ruído. Há ainda ganhos práticos no dia a dia, como o alargamento do intervalo de manutenção para 20 mil km, reduzindo o custo total de utilização.

Check-up Media Nissan Qashqai logo

Produzido em Sunderland, no Reino Unido, o novo Nissan Qashqai e-POWER conta com três versões de equipamento (Advance, Evolve, Evolve+) e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de €45.500.

As primeiras impressões dinâmicas ficam reservadas para um futuro próximo, mas a mensagem deixada em Cascais é inequívoca: o Nissan Qashqai pretende continuar a ser aquilo que sempre foi: um sucesso de vendas.

Mais sobre a Nissan aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada

Atualidade