“A Volkswagen Group Charging (Elli Mobility) continua a alargar a sua rede pública de carregamento à escala europeia e integrou, agora, Portugal na sua oferta”, adianta, em comunicado.
“Como resultado, os condutores de veículos elétricos do Grupo Volkswagen, bem como outros clientes de mobilidade elétrica, passam a ter acesso a cerca de 15 mil pontos de carregamento conectados, em mais de seis mil localizações em todo o território português”, acrescenta.
No total, a rede disponibiliza, agora, acesso a, aproximadamente, um milhão de pontos de carregamento públicos (995 mil) em toda a Europa.
No mesmo documento pode ler-se que “com a integração de Portugal, o carregamento público torna-se, significativamente, mais simples para os utilizadores, tanto no dia a dia como em viagem”.
E vai mais longe: “Além dos condutores portugueses de veículos elétricos ou eletrificados (PHEV), visitantes internacionais de outros países europeus podem, também, carregar os seus veículos de forma simples e contínua durante viagens de negócios ou de lazer em Portugal, utilizando um sistema e uma tarifa familiares e normalizados”.
Rede de 87 operadores
Esta expansão apoia os ambiciosos objetivos climáticos e de mobilidade de Portugal. A mobilidade elétrica é um pilar fundamental da estratégia nacional de descarbonização e dos conceitos de mobilidade urbana.
“A integração numa rede de carregamento europeia já estabelecida complementa as estruturas existentes e promove ainda mais a interoperabilidade, a transparência e a comodidade para os utilizadores dos postos de carregamento públicos”, refere o comunicado.
Atualmente, a rede de postos públicos em Portugal é composta por 87 operadores de pontos de carregamento (CPO – Charge Points Operators). Os locais de carregamento são apresentados de forma clara e precisa na aplicação e estão totalmente integrados no ecossistema digital do Grupo Volkswagen.
Serviços digitais integrados
Uma melhoria fundamental prende-se com a funcionalidade alargada da aplicação: os utilizadores podem, agora, gerir, numa única aplicação, tanto o carregamento em postos públicos como o carregamento doméstico.
Além disso, os pontos de carregamento disponíveis em Portugal são apresentados diretamente no sistema de navegação do veículo, simplificando o planeamento de rotas e reduzindo ainda mais a ansiedade de autonomia.
Os utilizadores portugueses podem registar-se com Portugal como país de residência em todas as aplicações das marcas do grupo (my Audi App, por exemplo), subscrever tarifas de carregamento e utilizar a aplicação integralmente em português. A faturação das sessões e dos períodos de carregamento realizados em Portugal cumprem os requisitos fiscais locais.
Preços transparentes
“Uma das principais vantagens para os clientes é a estrutura de preços transparente e previsível. O carregamento com uma tarifa mensal é, regra geral, mais económico do que o carregamento realizado com recurso a cartão bancário, onde frequentemente se aplicam preços mais elevados e taxas adicionais”, alerta e empresa.
“Os modelos baseados em tarifas oferecem, assim, não só maior comodidade, mas, também, poupanças reais em cada sessão de carregamento”, dá conta a nota de imprensa.
“Com a integração de Portugal, estamos a tornar a mobilidade elétrica na Europa ainda mais fluida. Os nossos clientes esperam soluções de carregamento simples, fiáveis e acessíveis, em casa ou em viagem por toda a Europa. Com esta expansão, estamos, agora, a oferecer exatamente isso em Portugal”, afirma Joschi Jennermann, CEO da Elli Mobility.