Motul junta-se à McLaren nas corridas de resistência

Parceria técnica reforça projeto Hypercar da McLaren no Mundial de Resistência da FIA, com estreia marcada para 2027.
Check-up Media Motul McLaren

A Motul acaba de anunciar uma nova parceria com a McLaren Endurance Racing, passando a “assumir o papel de parceira oficial de lubrificantes da equipa britânica no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC)”, adianta a empresa.

O acordo, divulgado a 13 de janeiro de 2026, alarga a colaboração já existente entre a Motul e a McLaren na Fórmula 1 e marca mais um passo na preparação do ambicioso regresso da marca de Woking às corridas de resistência.

Experiência “inestimável”

Com uma longa herança no automobilismo de endurance, a Motul irá “fornecer lubrificantes avançados para o motor, a transmissão e o diferencial do programa McLaren United Autosports WEC Hypercar”, explica.

Além do fornecimento de produtos, a parceria inclui uma forte componente de colaboração técnica, com a Motul a trabalhar de forma próxima com a McLaren Endurance Racing no “desenvolvimento de soluções específicas para responder às exigências extremas da resistência, numa fase decisiva de preparação para a estreia no WEC em 2027”, reforça.

Check-up Media McLaren

Para James Barclay, team principal da McLaren Endurance Racing, a entrada da Motul no projeto representa um reforço estratégico. “Hoje assinalamos um marco importante para a McLaren Endurance Racing, à medida que olhamos para o futuro e continuamos a construir sobre a excelente preparação e o forte apoio ao projeto de estreia do Hypercar da equipa McLaren United Autosports em 2027”, diz

“Dar as boas-vindas à Motul a este projeto entusiasmante reforça a nossa equipa para o desafio que temos pela frente”, afirma. O responsável sublinha ainda que “a Motul traz uma experiência inestimável em desempenho, tecnologia e inovação. Num desporto em que todos os detalhes contam, temos orgulho em ter a Motul ao nosso lado enquanto continuamos a ganhar impulso rumo ao nosso regresso às corridas de resistência”.

Manutenção do desempenho

Do lado da Motul, Julien Plet, diretor de Investigação e Desenvolvimento, destaca a exigência técnica específica deste tipo de competição. “As corridas de resistência exigem a manutenção do desempenho ao longo do tempo, hora após hora, sob stress mecânico constante”, afirma.

“Trabalhar em estreita colaboração com a McLaren Endurance Racing é uma parceria particularmente entusiasmante, que nos permite criar em conjunto soluções de fluidos à medida, focadas na consistência, durabilidade e fiabilidade — qualidades que definem verdadeiramente o desempenho na competição de resistência”, explica o responsável.

Check-up Media McLaren 2

A ligação da Motul ao automobilismo de resistência remonta à década de 1950, enquanto parceira de longa data das 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais icónicas do desporto motorizado mundial. Este compromisso foi reforçado em 2016, quando a empresa foi nomeada parceira oficial de lubrificantes do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e das 24 Horas de Le Mans, consolidando o seu papel central neste universo competitivo.

Know-how técnico

“A especialização da Motul assenta no desenvolvimento de soluções de lubrificação feitas à medida, concebidas para assegurar fiabilidade e desempenho sustentado nas condições mais exigentes”, afirma a empresa.

“Uma experiência acumulada ao longo de décadas em provas de longa duração, que se estende, também, a desafios como o Rali Dakar e que passa, agora, a apoiar diretamente a McLaren Endurance Racing, através da aplicação do seu know-how técnico e das suas capacidades de investigação e desenvolvimento ao programa Hypercar”, remata.

Mais sobre a Motul aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Repintura