Soc. Com. C. Santos celebra 80 anos

Fundada em 1946 no Porto, a Soc. Com. C. Santos assinala, este domingo, 80 anos como referência Mercedes-Benz e smart em Portugal.
Check-up Media Soc. Com. C. Santos 80th anniversary

A Soc. Com. C. Santos assinala este domingo, dia 11 de janeiro de 2026, 80 anos de história. Um percurso marcado pela “consistência, pela adaptação ao mercado e por uma forte ligação às pessoas”.

Fundada a 11 de janeiro de 1946, na emblemática Rua de Santa Catarina, no Porto, a empresa atravessou oito décadas de profundas transformações no mundo e no setor automóvel, “mantendo inalteráveis os seus princípios: foco no futuro, excelência nos produtos e serviços e uma relação próxima com os clientes”, afirma, em comunicado.

Pilares fundamentais

Representante de referência das marcas Mercedes-Benz e smart em Portugal, a Soc.  Com. C. Santos construiu o seu sucesso com base em dois pilares fundamentais: “A ligação a marcas historicamente na vanguarda tecnológica e o trabalho desenvolvido, desde o primeiro dia, pelos seus profissionais”, garante.

Ao longo dos anos, a empresa soube “crescer de forma sustentada, acompanhando a evolução da mobilidade e das expectativas dos clientes, sem nunca perder o lado humano que a caracteriza”.

Soc. Com. C. Santos em números

Anos de história

 Colaboradores ultrapassa este número

Milhões de euros de volume de negócios por ano

Viaturas (novas e usadas) vendidas por ano

Viaturas alugadas por dia ultrapassa este número (Rent a Star)

Viaturas por dia nas oficinas ultrapassa este número

Número aproximado de peças em stock no maior armazém de peças originais da Mercedes-Benz em Portugal

Atualmente, a empresa conta com mais de 400 colaboradores, cuja união e espírito de equipa têm sido determinantes para enfrentar desafios e transformar mudanças em oportunidades.

“É um orgulho representar uma empresa como a Soc. Com. C. Santos. Assinalar 80 anos de história é um marco muito importante para nós e um sinónimo de responsabilidade para honrar o caminho percorrido desde 11 de janeiro de 1946 até agora”, afirma Pinho da Costa, administrador-delegado da empresa.

Confiança no futuro

O desempenho recente confirma a solidez do percurso. “Em 2025, a Soc. Com. C. Santos encerrou o ano com cerca de 3.750 viaturas novas e usadas vendidas e um volume de negócios próximo dos 200 milhões de euros, valores em linha com os registados no ano anterior e que refletem a estabilidade do negócio num contexto exigente”, revela.

“Com uma equipa que combina experiência e talento jovem, a empresa olha para o futuro com confiança. “O futuro será, sem dúvida, feito de desafios, mas com o espírito de união e o empenho das nossas equipas estamos otimistas”, adianta o responsável.

Check-up Media Soc. Com. C. Santos 80th anniversary 2

Este equilíbrio entre experiência e renovação permitirá continuar a afirmar a Soc. Com. C. Santos como uma referência no mercado automóvel em Portugal”, acrescenta Pinho da Costa.

Oito décadas depois da sua fundação, a empresa continua a provar que a longevidade se constrói com “visão, pessoas e capacidade de evoluir sem abdicar dos valores que definem a sua identidade”, acrescenta a mesma fonte.

Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.

Algumas datas marcantes

A Soc. Com. C. Santos inicia a sua história a 11 de janeiro, no mesmo ano em que a Mercedes-Benz começa a ser representada em Portugal. Com sede na Rua de Santa Catarina, tinha entre os sócios iniciais a C. Santos Limitada. Mais tarde, integrou a holding Eminco.

Inauguração das oficinas na Via Rápida, onde se mantiveram até 1984.

Inauguração das instalações da Maia, local onde a empresa permanece até hoje.

A totalidade do capital social foi adquirida à Eminco.

A sede social é transferida de Santa Catarina para a Maia, concentrando as vendas, assistência técnica e o departamento de peças, junto ao Aeroporto.

Inauguração do emblemático salão de exposição na Av.ª da Boavista, com projeto do arquiteto Pádua Ramos.

Inauguração do salão de exposição de Felgueiras.

Ampliação das instalações da Maia com o salão de exposição e oficina de veículos comerciais.

Início de atividade como oficina autorizada Evobus.

Reinício do negócio smart (vendas e assistência) na Maia e Boavista.

Alargamento da atividade ao negócio de rent-a-car.

Processo de renovação e aumento de instalações para os atuais 62 mil m2 de área.

A SCCStar (Rent a Star) torna-se numa empresa autónoma de aluguer de viaturas.

Alteração da natureza jurídica de Lda. para Sociedade Anónima (SA).

Abertura das novas instalações na Maia-Aeroporto, triplicando a área de exposição de viaturas novas.

Celebração de 80 anos de existência.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada