A Kia apresentou, no Salão Automóvel de Bruxelas, três novos modelos totalmente elétricos que elevam a assinatura GT a novos segmentos: EV3 GT, EV4 GT e EV5 GT. Com esta revelação, a marca abre um novo capítulo na sua história de performance, transportando para a era elétrica o “dinamismo, a emoção ao volante e o carácter desportivo que sempre definiram a designação GT”.
Base técnica comum
Os novos modelos “combinam hardware de elevado desempenho com funcionalidades inteligentes orientadas por software, integradas numa arquitetura elétrica de última geração”, adianta a marca. “Modos de condução específicos GT, sistemas de chassis com controlo eletrónico, interfaces digitais personalizadas e ambientes sonoros inspirados no desempenho criam uma experiência de condução mais envolvente e imersiva”.
“Os EV3 GT e EV4 GT partilham uma base técnica comum e traduzem a filosofia GT em propostas distintas de carroçaria, desde SUV compacto a hatchback e fastback de perfil desportivo”, explica.
Ambos recorrem a um “sistema de tração integral com dois motores elétricos, suspensão com afinação específica GT e um modo de condução exclusivo que harmoniza potência, direção, chassis e apresentação digital”, sublinha. Tecnologias como o Virtual Gear Shift e o design de som ativo reforçam a ligação emocional entre condutor e veículo, simulando sensações dinâmicas de condução desportiva.
Três “personalidades”
“No EV3 GT, essa abordagem assume a forma de um SUV compacto com desempenho confiante e versátil, enriquecido por elementos de design exclusivos, bancos semidesportivos e uma atmosfera interior marcada por detalhes em verde néon e iluminação ambiente associada aos modos de condução”, destaca a Kia, em comunicado.
“Já o EV4 GT, aposta numa interpretação mais baixa e ágil da performance elétrica, disponível em versões hatchback e fastback. Com interior orientado para o condutor, volante específico GT e interface dedicada, o modelo posiciona-se como uma proposta elétrica compacta focada na precisão, resposta dinâmica e prazer de condução”, diz.
Por sua vez, o “EV5 GT estende a filosofia GT ao segmento C-SUV, combinando prestações elevadas com a funcionalidade esperada de um SUV de maiores dimensões”, revela. “A afinação específica do chassis, associada a uma motorização AWD mais potente, garante um equilíbrio entre desempenho, conforto e utilização quotidiana, reforçado por detalhes de design exclusivos e um ambiente interior claramente desportivo”, acrescenta.
Performance acessível
Com mais de uma década de história, a sigla GT representa para a Kia uma “visão de performance acessível e equilibrada, iniciada com os Ceed GT e consolidada com modelos como o Stinger GT, o EV6 GT e, mais recentemente, o EV9 GT”, salienta. A chegada dos EV3 GT, EV4 GT e EV5 GT confirma que a “eletrificação não só preserva como amplifica o ADN GT da marca”, afirma.
Refira-se, a propósito, que a produção dos novos modelos GT elétricos da Kia está prevista para o segundo trimestre de 2026, com as datas de lançamento a serem anunciadas mais próximo do início da comercialização.
Mais sobre a Kia aqui.