Sogilub reforça recolha sustentável de óleos usados

Entidade aposta em visitas técnicas e boas práticas para melhorar a recolha, reduzir riscos ambientais e fortalecer a economia circular.
Check-up Media Sogilub

A Sogilub tem vindo a “reforçar a melhoria contínua do processo de recolha e tratamento de óleos lubrificantes usados, através de uma estratégia assente em visitas técnicas regulares aos pontos de recolha e operadores da sua rede”, adianta o comunicado.

Enquanto entidade responsável pela gestão integrada destes resíduos, a Sogilub utiliza estas visitas como “ferramenta de análise detalhada das práticas existentes, permitindo identificar oportunidades de melhoria, assegurar o cumprimento da legislação ambiental e promover soluções ajustadas à realidade de cada operador”, explica.

Componente pedagógica

“Além do controlo e verificação, estas ações assumem, também, uma forte componente pedagógica, promovendo o diálogo e a partilha de boas práticas”, dá conta. Entre as principais recomendações, destacam-se a “melhoria da organização das zonas de armazenamento, a adoção de equipamentos mais adequados para minimizar riscos ambientais e a formação e sensibilização dos colaboradores para a correta segregação e acondicionamento dos óleos usados”, sublinha.

Exemplo concreto deste trabalho foi observado nas visitas realizadas em 2024 aos Ecocentros dos SGRU integrantes da rede Do-it-Yourself da Sogilub, em Cuba, Grândola e Ermidas do Sado. “Nestes casos, foram identificadas situações de acondicionamento com potencial impacto ambiental, tendo a Sogilub proposto melhorias que resultaram na limpeza e remediação das zonas de armazenamento de óleos lubrificantes usados”, revela.

Normas ambientais

O impacto destas ações traduz-se numa melhoria contínua do sistema, com maior eficiência na recolha, redução de perdas, reforço do cumprimento das normas ambientais e contributo relevante para a economia circular. Ao transformar resíduos perigosos em recursos, a Sogilub “promove a sustentabilidade ambiental e reforça a competitividade das empresas que integram o sistema”, conclui.

Mais sobre a Sogilub aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Internacional