A Hyundai revelou dois filmes documentais que mostram o impacto concreto da sua colaboração com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM), evidenciando como a mobilidade elétrica pode reforçar operações humanitárias em contextos exigentes e geografias vulneráveis.
“A parceria está ativa em 19 países e demonstra como inovação tecnológica e sustentabilidade podem caminhar lado a lado no apoio às populações mais expostas à insegurança alimentar”, adianta a marca.
Dois documentários
O primeiro documentário, Typhoon’s Way: A Philippine Story, acompanha o trabalho do PAM nas Filipinas, destacando o contributo dos veículos elétricos Hyundai IONIQ 5 doados para apoiar as equipas no terreno após catástrofes naturais.
O segundo filme, Driving Sustainable Relief: Hyundai IONIQ 5 with the World Food Programme, mostra de que forma a integração do IONIQ 5 com infraestruturas de carregamento elétrico e sistemas solares fotovoltaicos está a permitir operações humanitárias mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
Ambos os filmes sublinham o papel das tecnologias avançadas do Hyundai IONIQ 5 no apoio a missões em condições extremas, ao mesmo tempo que contribuem para a redução das emissões e da pegada ambiental das operações.
“Na Hyundai, reconhecemos a nossa responsabilidade no combate às alterações climáticas e no desenvolvimento de tecnologias que transformam a forma como pessoas e bens se movimentam”, começa por afirmar Sung Kim, presidente de Planeamento Estratégico da Hyundai Motor Group.
“Em conjunto com o Programa Alimentar Mundial, ouvimos e aprendemos com as operações no terreno para ajudar as equipas de resposta a chegar mais rapidamente e em segurança às populações”, sublinha, acrescentando que esta parceria “apoia esforços humanitários, reduz emissões e contribui para atividades sustentáveis alinhadas com a nossa visão de ‘Progresso pela Humanidade”.
Parceria Hyundai e PAM
Do lado das Nações Unidas, o impacto da colaboração é igualmente destacado. “À medida que o sistema das Nações Unidas avança na visão UN80 do secretário-geral, parcerias que alinham inovação com propósito humanitário são essenciais para gerar impacto à escala global”, refere Sara Adam, diretora da Divisão de Serviços de Gestão do PAM.
E sublinha que a cooperação com a Hyundai “está a apoiar a modernização das operações, a redução do impacto ambiental e o reforço da capacidade de chegar às populações mais vulneráveis, agora e no futuro”.
A parceria entre a Hyundai e o PAM foi formalizada em julho de 2024 e traduziu-se, em outubro do mesmo ano, na entrega de oito veículos IONIQ 5 ao Centro de Gestão de Frotas do Programa Alimentar Mundial, no Dubai.
Após adaptação para utilização em cenários exigentes, os veículos foram enviados para diferentes regiões do mundo, reforçando a capacidade operacional das equipas humanitárias.
Paralelamente, a Hyundai Motor Company apoiou a “instalação de infraestruturas de carregamento elétrico e de 14 sistemas solares fotovoltaicos em instalações do PAM localizadas em 12 países, no âmbito do Programa de Eficiência Energética da organização”, diz a marca.
“Em média, estes sistemas asseguram mais de 80% das necessidades energéticas dos escritórios abrangidos, permitindo uma poupança anual estimada de cerca de 522 mil dólares, o equivalente a, aproximadamente, €445.000 em custos operacionais”, sublinha.
Autonomia elétrica
Os documentários dão particular destaque ao trabalho desenvolvido nas Filipinas após o tufão Christine, em 2024, através dos testemunhos de responsáveis locais e de elementos do PAM, que explicam como a frota de IONIQ 5 permitiu chegar mais rapidamente às comunidades afetadas, de forma fiável e sustentável.
“A autonomia elétrica, aliada à possibilidade de carregamento com energia renovável, revelou-se determinante em zonas com infraestruturas limitadas”, refere a Hyundai.
“O Hyundai IONIQ 5 integra ainda tecnologias desenvolvidas para responder a ambientes extremos, como o vidro aquecido com revestimento metálico transparente, uma inovação pioneira da marca que permite a rápida remoção de gelo, neve e humidade com baixo consumo energético, ao mesmo tempo que bloqueia até 60% da energia solar”, revela.
“A funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) possibilita o fornecimento de eletricidade a equipamentos de comunicação e emergência em locais sem acesso à rede, enquanto soluções como frigoríficos integrados permitem o transporte seguro de bens sensíveis à temperatura”, destaca a mesma fonte.
Ao promover soluções de mobilidade elétrica e o acesso a energias renováveis, a Hyundai está a “permitir que o Programa Alimentar Mundial desenvolva a sua missão de forma mais sustentável e resiliente, garantindo a continuidade das operações em zonas remotas e afetadas pelas alterações climáticas”, conclui.
Mais sobre a Hyundai aqui.