A Hyundai acaba de reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ao “lançar um laboratório móvel de robótica ambiental, desenvolvido em parceria com a Universidade Técnica de Munique e a Fundação Healthy Seas”, avança o comunicado.
A iniciativa insere-se na visão da marca “Progresso para a Humanidade” e demonstra como a mobilidade e a inovação tecnológica podem gerar impacto positivo em desafios ambientais reais, envolvendo, diretamente, estudantes em experiências práticas de aprendizagem.
Capacidade de computação
No centro do projeto está o SVan, um laboratório ambiental móvel integrado no monovolume Hyundai STARIA, concebido para funcionar como base operacional de robots terrestres, aéreos e aquáticos.
“Equipado com conectividade móvel, rede wi-fi mesh, capacidade de computação e fornecimento energético autónomo, o SVan permite a utilização de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) diretamente a bordo, coordenando a deteção e recolha de resíduos em ambientes naturais”, sublinha.
A mais recente ação decorreu no lago Hollerner See, na Baviera, onde cerca de 30 alunos da escola Therese-Giehse-Realschule participaram em workshops interativos e atividades de campo.
Durante o evento, os estudantes tiveram contacto direto com o SVan e com os robots ambientais desenvolvidos pelo Munich Institute of Robotics and Machine Intelligence (MIRMI), explorando, de forma prática, o papel da robótica na conservação ambiental.
Tecnologia e sustentabilidade
Segundo Sophie Steuer, professora da escola participante, “os alunos só conheciam robots domésticos, por isso, foi muito entusiasmante para eles controlar os robots avançados da TUM num ambiente ao ar livre”, diz.
“Esta abordagem prática reforça a importância da educação experiencial para despertar o interesse dos jovens por carreiras ligadas à ciência, à tecnologia e à sustentabilidade”, reforça a marca, em comunicado.
O projeto SVan incorpora o sistema Co-RIFT (Collaborative Robot Interface for Telepresence), que permite operar e monitorizar, remotamente, diferentes tipos de robots de forma simples e acessível.
“A IA integrada consegue identificar lixo a partir do ar e coordenar, em tempo real, a intervenção de robots terrestres para a recolha”, conclui a marca.
Mais sobre a Hyundai aqui.