Honda reforça compromisso com sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade Europeu 2025 mostra de que forma a Honda acelera rumo à neutralidade carbónica até 2050. E dá conta do apoio humanitário na Ucrânia.
Check-up Media Honda sustainability

A Honda Motor Europe apresentou o Relatório de Sustentabilidade Europeu 2025, um documento que “alarga e aprofunda a análise do desempenho ambiental, social e de governação da marca em toda a Europa, abrangendo operações, cadeia de valor e impacto nas comunidades durante o último ano fiscal”, segundo palavras da marca nipónica, em comunicado.

Tratamento de águas residuais

Este relatório substitui o anterior Relatório Ambiental, publicado pela primeira vez em 2012, e passa agora a “integrar, de forma estruturada, indicadores de responsabilidade social corporativa, governação e impacto social, reforçando a transparência e a coerência da estratégia europeia da Honda”, salienta.

Entre os exemplos mais relevantes destacados no documento, está o trabalho desenvolvido na Honda Italia Industriale, onde foi implementada uma “estação de tratamento de águas residuais com capacidade para tratar cerca de 4.000 toneladas de água por ano, permitindo a reutilização de, aproximadamente, 75%”, revela a Honda. “A unidade registou ainda uma poupança estimada de 2.044 toneladas de CO₂ através da reutilização de materiais de embalagem e da reciclagem”, frisa.

2050: neutralidade carbónica

O relatório assume um papel central no acompanhamento do progresso da Honda rumo à neutralidade carbónica até 2050, objetivo enquadrado na estratégia global “Triple Action to Zero”, que orienta todas as atividades da marca para a redução do impacto ambiental, a eficiência de recursos e a criação de valor sustentável.

Check-up Media Honda Japan Mobility Show

Victoria Friend, diretora de Dados e ESG da Honda Motor Europe, sublinha que “a sustentabilidade está no centro das operações da Honda”. E que o “nosso empenho em alcançar a neutralidade carbónica em todas as áreas do nosso negócio até 2050 continua inabalável”.

A responsável acrescenta que, “com o âmbito alargado deste relatório e a realização da primeira Avaliação de Materialidade Dupla alinhada com o ESRS, temos, hoje, uma visão mais clara de impactos, riscos e oportunidades ao longo de toda a cadeia de valor europeia”.

Abrangendo o período entre abril de 2024 e março de 2025, o Relatório de Sustentabilidade Europeu 2025 foi desenvolvido em conformidade com a mais recente Diretiva de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa, incluindo informação detalhada sobre riscos, oportunidades e impactos ambientais e sociais.

Tecnologias eletrificadas

No domínio da mobilidade, a Honda continuou a investir no desenvolvimento de tecnologias eletrificadas, híbridas e inteligentes, alcançando a eletrificação total da sua gama de automóveis convencionais na Europa.

Check-up Media Honda Black Days

O relatório analisa ainda o desempenho ambiental das áreas de produção, logística e vendas, com destaque para o “Projeto Comboio”, em Itália, que transferiu o transporte de componentes da estrada para a ferrovia, evitando a emissão de cerca de 800 toneladas de CO₂.

A Avaliação de Materialidade Dupla realizada pela Honda durante o período em análise permitiu “identificar temas críticos de sustentabilidade em toda a operação europeia, influenciando, diretamente, a definição de objetivos, a gestão de riscos e as prioridades estratégicas para os próximos anos”, revela a marca, no mesmo comunicado.

Apoio humanitário na Ucrânia

O relatório dedica, igualmente, um espaço relevante ao desempenho social e de governação, incluindo iniciativas de bem-estar dos colaboradores, ações de apoio comunitário e projetos de segurança rodoviária alinhados com a ambição de atingir zero mortes em acidentes envolvendo veículos Honda até 2050.

“Entre as ações, destacam-se o apoio humanitário à Ucrânia, iniciativas ambientais desenvolvidas por colaboradores na Alemanha e Mum’s Project, programa da Honda Italia Industriale que apoia as colaboradoras durante a maternidade e o regresso ao trabalho”, conclui.

Mais sobre a Honda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Mecânico Virtual

Em estrada