O Defender vai ser protagonista de uma nova série documental que acompanha, por dentro, a sua estreia no Rali Dakar 2026. Produzida pela Warner Bros. Discovery, a série original de três episódios leva os espetadores aos bastidores da preparação da equipa Defender Rally para uma das provas mais exigentes do desporto motorizado mundial e estreia já em janeiro, antes do arranque do Dakar, nos canais Eurosport e TNT Sports.
Categoria “Stock”
“A produção segue a viagem do Defender até à linha de partida, incluindo testes extremos em todo-o-terreno e o trabalho técnico de adaptação do Defender Dakar D7X-R, que irá competir na categoria ‘Stock’ destinada a veículos de produção”, adianta a marca.
“Apesar das modificações necessárias para enfrentar o deserto, o modelo mantém a arquitetura robusta da carroçaria D7x, a transmissão e o motor V8 biturbo de 4,4 litros do Defender OCTA, o modelo de produção mais capaz de sempre da marca”, sublinha o comunicado.
Ao longo da série, o foco incide, também, sobre a equipa e os pilotos que vão enfrentar o desafio, entre eles Stéphane Peterhansel, recordista de vitórias no Dakar, Mika Metge, Rokas Baciuška e Oriol Vidal, bem como Sara Price, uma das figuras centrais do documentário.
“A piloto norte-americana, campeã de motocross e vencedora de etapas no Dakar, simboliza a aposta na diversidade e no talento feminino no desporto automóvel, num dos contextos mais exigentes do mundo”, destaca a mesma fonte.
Modificações específicas
A narração estará a cargo de Gillian Anderson, atriz vencedora de um Emmy, reforçando o carácter cinematográfico da série, que promete acesso sem precedentes, entrevistas exclusivas e uma visão humana e técnica da preparação para o Dakar.
Mark Cameron, managing director da Defender, sublinha que “participar no Dakar é o derradeiro desafio para o Defender. Estamos a levar tudo ao limite para competir”. E continua: “Partimos do Defender OCTA, já extremamente capaz, mantivemos grande parte da sua engenharia e tecnologia e introduzimos modificações específicas para criar o Dakar D7X-R, o Defender mais robusto de sempre”.
Também Ian James, team principal da Defender Rally, destaca a intensidade do projeto, afirmando que “a preparação para o Rali Dakar tem sido “incrivelmente exigente e, como equipa, estamos prontos para a estreia”. E frisa: “Juntámos o Defender mais capaz de sempre a uma equipa técnica e a um alinhamento de pilotos excecional, o que promete uma série documental e uma época de competição verdadeiramente especiais”.
Ambição de ganhar
Para Sara Price, o Dakar representa muito mais do que uma corrida. “É dos maiores desafios da minha vida, física, mental e emocionalmente. Depois de tudo o que investi e sacrifiquei, estou entusiasmada por regressar à prova mais dura do mundo com a ambição clara de ganhar o Dakar”, afirma.
O primeiro episódio, com 45 minutos de duração, estreia a 3 de janeiro de 2026, antes do início da prova, com os dois episódios seguintes a serem exibidos mais tarde, após a conclusão do próximo Rali Dakar.
Mais sobre a Defender aqui.