Desenvolvido, especificamente, para a Europa e para competir no maior segmento do mercado, o Grandis assinala mais uma etapa na ofensiva de produto da marca nos mercados nacional e europeu. Construído com base na plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o SUV compacto partilha o ADN com o Renault Symbioz.
Esta é, sem dúvida, uma proposta interessante e racional. O nome Grandis não é totalmente desconhecido para muitos portugueses, que, certamente, estão recordados do monovolume da Mitsubishi do início dos anos 2000.
Sinais dos tempos, o Grandis incorpora, agora, tecnologia mild-hybrid. Conta com um motor turbo de quatro cilindros, 1.3 MHEV, com injeção direta e 140 cv de potência, que pode ter acoplada caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete relações.
O sistema MHEV combina o motor de combustão com um gerador de arranque acionado por correia e acoplado a uma bateria de iões de lítio de 12V. Com este sistema, a energia pode ser recuperada durante as fases de desaceleração e travagem ou ser utilizada para fornecer um reforço de binário.
Ecossistema Google
O Grandis cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 10,6 segundos (9,4 segundos na versão com caixa automática) e regista um consumo combinado de 5,9 l/100 km (valores oficiais da marca). O condutor tem à disposição um modo “Eco”, para ajudar a efetuar uma condução mais eficiente. A bordo, o novo modelo está bem equipado, seja quando falamos nos sistemas de assistência à condução e conectividade, seja no capítulo da segurança.
O ecossistema Google está integrado com navegação através do Google Maps, controlo por voz pelo Google Assistant e acesso direto à aplicação Google Play. Dentro do habitáculo, além do painel de instrumentos digital de 10”, destaca-se o ecrã de infoentretenimento de 10,4”.
A barra de navegação superior facilita a utilização e simplifica o acesso e a mudança entre diferentes funções. As plataformas Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis sem fios, incluindo todas as aplicações relevantes e acesso aos comandos de voz da Siri e do Google. Os dispositivos móveis podem ser carregados por indução até 15W ou ligados a uma das quatro entradas USB disponíveis no habitáculo.
A garantia junta uma cobertura extra condicional de três anos à referencial garantia de fábrica de cinco anos da marca, atingindo oito anos ou 160 mil km, consoante o que ocorrer primeiro. Em Portugal, é comercializado na versão de equipamento INTENSE e está disponível com um preço “chave na mão” de €31.990 com caixa manual e de €34.990 na variante automática.
Grandis…e espaçoso
Este SUV dispõe de 4.413 mm de comprimento, 2.003 mm de largura (incluindo retrovisores), 1.585 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.638 mm, apresentando um perfil musculado e desportivo que, juntamente com as jantes de liga leve de 18” maquinadas com acabamento em dois tons e a iluminação full LED, procura realçar o seu carácter dinâmico.
Está equipado, de série, com um conjunto alargado de outros equipamentos de conveniência e conforto, incluindo ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, sistema de arranque sem chave, luz ambiente “mood light”, apoio de braço dianteiro, volante em couro sintético, bancos em tecido e couro sintético, bancos do condutor e passageiro ajustáveis em altura, assim como o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores.
A bagageira oferece 576 litros de capacidade, que pode ser aumentada para 708 litros através do sistema de deslizamento dos bancos posteriores, que chegam até 160 mm para a frente. Com os bancos traseiros rebatidos, o volume total atinge 1.682 litros.
Segurança em bom plano
O ponto de partida é a estrutura reforçada, que utiliza uma combinação de aços de elevada resistência. A isso, acrescenta-se o airbag do condutor com ventilação ativa, o airbag do passageiro de uma fase, airbags laterais para proteção do tórax e airbags de cortina nas primeira e segunda filas.
Os sistemas ADAS integrados monitorizam, constantemente, a zona circundante, alimentados por um conjunto de sensores, incluindo 12 ultrassónicos, quatro câmaras e um radar frontal para uma visão 360°.
Este conjunto de segurança e de sistemas de assistência ao condutor de série integra Alerta de Ângulo Morto (BSW), Aviso da Atenção do Condutor (DAM), Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR), Assistência de Velocidade (IS), Mitigação de Colisão Frontal (FCM), Máximos Automáticos (AHB), Manutenção na Faixa (LKA), Saída de Faixa (LDW), Aviso de Saída Segura de Ocupante (OSEA) e Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA).
Destaque, ainda, para o Cruise Control Adaptativo (ACC), Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) e Ajuda ao Arranque em Subida (HSA), além de sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros, bem como câmara com visualização de 360°, que funciona entre 0 e 10 km/h.
A variante com caixa automática adiciona Assistente de Estacionamento Automático e sistema MIPILOT. Além destes sistemas, está disponível a função eCall, que permite ativar os serviços de emergência apenas com um toque num botão.
Mais sobre a Mitsubishi aqui.