Stella Li premiada pela liderança global da BYD

Vice-presidente executiva da BYD distinguida com prémio “Xataka Legend 2025” pelas três décadas dedicadas à eletrificação e inovação tecnológica da marca.
Check-up Media Stella Li Xakata Legend

Stella Li, vice-presidente executiva da BYD, foi distinguida com o prémio “Xataka Legend 2025”, atribuído pelo maior meio de comunicação em língua espanhola dedicado à ciência e tecnologia, que reconhece personalidades com um “contributo determinante para o progresso tecnológico e a inovação global”.

Origens pequenas…

O júri destacou os quase 30 anos de carreira de Stella Li “ligados à eletrificação, à sustentabilidade e à expansão internacional da BYD, empresa que ajudou a transformar de pequeno fabricante de baterias a um dos maiores grupos tecnológicos e industriais do mundo, líder global em veículos elétricos e híbridos plug-in”, adianta a BYD Portugal, em comunicado.

Com esta distinção, Stella Li passa a integrar um grupo restrito de figuras de referência já homenageadas pela Xataka, como Pedro Duque, Margrethe Vestager ou Matt Mullenweg, reforçando o reconhecimento internacional do seu percurso e a visão estratégica que tem marcado a evolução da BYD.

Stella Li entrou na BYD em 1996, quando a empresa contava com cerca de 20 colaboradores e se dedicava, exclusivamente, à produção de baterias. Desde então, tem liderado a sua expansão global, contribuindo para a construção de um ecossistema tecnológico integrado que, hoje, está presente em 112 países, emprega cerca de um milhão de pessoas e reúne mais de 120 mil engenheiros, com uma média de 45 patentes registadas por dia.

Check-up Media Stella Li BYD
14 milhões “eletrificados”

Em 2024, a BYD produziu 4,27 milhões de veículos plug-in, mais do que qualquer outro fabricante a nível mundial. Já em 2025, a empresa voltou a alcançar marcos históricos, ao “atingir os 14 milhões de veículos eletrificados produzidos, e estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade com o YANGWANG U9 Xtreme, ao alcançar 496,22 km/h, além de lançar a rede Flash Charging, capaz de repor até 400 km de autonomia em apenas cinco minutos”, sublinha.

Durante a cerimónia dos “Xataka Legend Awards”, Stella Li sublinhou a importância da tecnologia como “motor de transformação social”, recordando as origens da empresa e a ambição que continua a guiá-la.

Para a dirigente, a “inovação e a sustentabilidade são pilares fundamentais para melhorar a vida das pessoas e construir um ecossistema energético e de mobilidade verdadeiramente limpo e acessível”.

Mais sobre a BYD aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional

Ligeiros