Audi celebra marcos históricos em 2026

Marca alemã celebra o próximo ano com uma série de aniversários marcantes, assinalando motores, modelos e conquistas que moldaram a história dos quatro anéis.
Check-up Media Audi anniversary

A Audi Tradition entrará em 2026 a assinalar momentos decisivos na evolução dos quatro anéis, reunidos na publicação digital “Datas de Aniversário 2026”, já disponível em alemão e inglês, no Audi MediaCenter. A brochura destaca inovações mecânicas, feitos desportivos e modelos que marcaram a identidade técnica e cultural da marca e das suas antecessoras.

Primeiro cinco cilindros

Entre os marcos celebrados, a engenharia ocupa um lugar central. “Há 25 anos, o Audi A8 6.0 surgia como a limousine de luxo de 12 cilindros mais potente do mundo, estreando o primeiro motor W12 da Audi: um bloco de 6,0 litros que se tornaria referência”, recorda a marca, em comunicado.

Meio século antes, os quatro anéis apresentavam o primeiro motor de cinco cilindros no Audi 100 (C2), unidade que, com a sua “distintiva ordem de ignição 1-2-4-5-3, se tornou lendária pelas vitórias em ralis e pelo som inconfundível”, reforça.

Recuando 100 anos, a Horchwerke revelava o Horch 8 no Salão Automóvel de Berlim, o primeiro automóvel de produção alemão equipado com um motor de oito cilindros.

E há já 125 anos, August Horch “criava o seu primeiro automóvel, o Vis-à-Vis, antecipando uma filosofia de robustez e qualidade que o pioneiro do automóvel viria a levar para a competição, conquistando, em 1906, o Herkomer Trial com o Horch 18-22 PS. A 3 de fevereiro de 2026, assinala-se, também, o 75.° aniversário da morte de Horch”, sublinha a Audi.

A brochura destaca, igualmente, a herança desportiva da Audi e das suas marcas. Em 1926, a NSU alcançava uma impressionante quadruplicação de vitórias na classe de 1,5 litros no primeiro Grande Prémio da Alemanha, disputado no circuito da AVUS.

Já em 1936, o Auto Union Type C dominava a temporada, vencendo três das cinco provas de Grande Prémio, metade das corridas em circuito e todas as provas de montanha em que participou.

“Seis décadas mais tarde, em 1996, o Audi A4 quattro STW reforçava esta tradição competitiva ao conquistar sete campeonatos de carros de turismo em sete países, demonstrando a eficácia da tração integral”, conta a marca.

Mais sobre a Audi aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Mecânico Virtual