Bentley financia restauro de florestas de algas na costa australiana

Fundação Ambiental Bentley apoia novo projeto de “carbono azul” para recuperar florestas de crayweed em Sydney. Projeto feito em parceria com Seatrees.
Check-up Media Bentley Seatrees

A Bentley Motors vai financiar o restauro de florestas de algas ao largo de South Bondi, em Sydney, num projeto que pretende recuperar a Phyllospora comosa — conhecida como crayweed — uma espécie que desapareceu da zona nas últimas décadas.

A iniciativa, anunciada a 28 de novembro de 2025, dá continuidade à parceria da Fundação Ambiental Bentley com a Seatrees, após ações já desenvolvidas no Quénia, Espanha, Portugal e EUA, marcando, agora, o seu primeiro investimento nas águas australianas.

Redes biodegradáveis

“As florestas de algas são consideradas fundamentais para a saúde dos oceanos: alimentam e abrigam centenas de espécies, capturam carbono atmosférico, produzem oxigénio e sustentam ecossistemas costeiros inteiros”, avança a Bentley. O desaparecimento da crayweed da costa de Sydney, ocorrido nos anos 80 devido à poluição e ao impacto urbano, deixou um vazio difícil de recuperar”.

O novo projeto vai permitir “restaurar esse habitat essencial, criando cerca de 1.115 m² de floresta marinha através da transplantação de algas adultas saudáveis provenientes de outras zonas”, explica. E reforça: “Os exemplares serão fixados com redes biodegradáveis para que se reproduzam naturalmente e formem novas populações autossustentáveis, monitorizadas por mergulhadores ao longo do processo”.

Check-up Media Bentley Seatrees 2
Esforço conjunto

O trabalho será conduzido em parceria com a Operation Crayweed e o Sydney Institute of Marine Science, num esforço conjunto para devolver equilíbrio ecológico a um ecossistema perdido há décadas. Para Wayne Bruce, diretor de comunicação e responsável pela Fundação Ambiental Bentley, este passo reforça a missão ambiental da marca.

“A Fundação é um pilar chave da estratégia Beyond100+ e do nosso compromisso global com a sustentabilidade. Com este projeto, ajudamos a devolver vida a um ecossistema desaparecido e a proteger o futuro dos oceanos”, afirma o responsável.

Também Michael Stewart, cofundador e diretor da Seatrees, sublinha a relevância do apoio: “A parceria com a Fundação Ambiental Bentley tem sido decisiva para acelerar projetos de restauro de algas, mangais e ervas marinhas a nível mundial. Este novo avanço em Sydney representa um marco no impacto que podemos alcançar juntos”.

Mais sobre a Bentley aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Ligeiros