84% dos portugueses já teve comportamentos de risco ao volante

Conclusão é do relatório Consumer Spotlight sobre Segurança Automóvel, desenvolvido pela Liberty Mutual para a Liberty na Europa. Saiba o que está na origem deste resultado.

“O respeito pelas regras de trânsito é determinante para evitar acidentes na estrada. No entanto, a segurança é parte de um conjunto alargado de comportamentos preventivos. Atualmente, mais de 20% dos portugueses afirma que já comeram, beberam ou fumaram enquanto conduziam”, começa por afirmar o comunicado.

Os resultados constam do relatório Consumer Spotlight sobre Segurança Automóvel, desenvolvido pela Liberty Mutual, com a Kantar e a Red C, para a Liberty na Europa (Portugal, Espanha, Irlanda e Irlanda do Norte) em maio e junho de 2022. O documento agora divulgado dá conta que apenas 16% dos inquiridos admitiu não ter qualquer comportamento de risco ao volante.

“O mesmo estudo revela que 10% dos portugueses não verifica as condições do automóvel antes de uma viagem longa. E que um em cada cinco dos inquiridos não dispõe de alguns dos dispositivos de segurança mais importantes no automóvel que conduz com maior frequência”, revela.

E vai mais longe: “Já no que diz respeito ao que mais influencia na compra de um seguro automóvel, os resultados mostram que, para os inquiridos, a transparência da seguradora tem maior importância na escolha do que o compromisso que a empresa assume com a sociedade ou a sustentabilidade”.

Além da compra de um seguro automóvel, a Liberty deixa quatro conselhos importantes antes de se fazer à estrada, aos quais deve estar atento.

Evite elementos de distração durante a condução

Mudar a estação de rádio ou ajustar o ar condicionado são alguns dos comportamentos mais comuns durante a condução. No estudo Consumer Spotlight, 57% dos inquiridos admitiu já tê-lo feito em algum momento enquanto conduziam.

Em relação à utilização do telemóvel, 45% afirma já ter utilizado o dispositivo com o kit de mãos livres e 15% confessa já o ter utilizado sem este kit. Ainda que pareçam rápidas, estas ações colocam em causa a atenção do condutor e aumentam a probabilidade de acidentes na estrada.

Configure tudo o que for possível no carro e faça todas as comunicações necessárias antes de começar a viagem para evitar deixar de olhar para a estrada, tirar as mãos no volante ou estar preocupado com outras questões.

Não fume enquanto conduz

Fumar ao volante não é proibido. No entanto, diminui a capacidade de atenção do condutor. Este comportamento é de elevado risco desde o momento da procura do cigarro, passando pela ação de acendê-lo e durante todo o percurso em que o condutor tiver o cigarro na mão.

Há ainda o risco acrescido de este cair, provocando queimaduras no condutor ou no carro, podendo obrigar a que o condutor o procure. Tudo isto durante a viagem. Evite ainda comer ou beber, pois esta ação irá obrigá-lo a tirar as mãos do volante e os olhos da estrada.

Descanse antes de começar a viagem

Adormecer ao volante é perigoso para o condutor, para os passageiros e para quem circula na estrada. As principais causas deste comportamento podem estar ligadas a poucas horas de sono, stress ou cansaço.

Como é o caso de 8% dos portugueses que responderam ao estudo Consumer Spotlight e que confessaram já ter conduzido mais de quatro horas sem parar. Para evitar esta sensação, descanse antes de uma viagem longa, faça paragens regulares ou evite fazer viagens durante a madrugada.

Inspecione o automóvel antes de começar a viagem

Para além do comportamento ao volante, é importante assegurar que o carro tem todos os elementos necessários para garantir uma viagem sem preocupações.

Certifique-se de que todos os elementos estruturais do veículo, como a pressão dos pneus, a direção e travões ou iluminação estão em condições para começar a viagem, assim como os cintos de segurança e os airbags.

Mais sobre a Liberty aqui.

logotipo Liqui MolyAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
MewaStratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Repintura